Mundo deve respeitar resultado eleitoral, diz chefe da Constituinte

Jorge Rodríguez, chefe de campanha da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana, afirmou neste domingo (30) que o “mundo deve respeitar o resultado [do processo eleitoral]”, em referência ao pleito para escolher os deputados que irão reescrever a Constituição da Venezuela.

Eleitora venezuelana - Telesur

“O mundo deve respeitar o resultado do dia de hoje, que é um canto de paz e de amor à pátria”, disse em conferência para a imprensa sobre o andamento do dia de votação. “Depois desse evento o mundo tem que aprender a respeitar a dignidade e a integridade desse povo”, disse Rodríguez.

“Demonstramos ao mundo que a Venezuela ama a democracia, quer votos e não balas, quer resolver seus problemas e não quer que os resolvam Trump, Santos ou Temer”, acrescentou, em referência aos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Brasil, Michel Temer, que disseram que não reconhecem a ANC convocada por Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.

O chanceler venezuelano, Samuel Moncada, falou sobre o mesmo tema após votar no pleito para a Constituinte. Moncada indicou que “os venezuelanos decidem seus assuntos em eleições e sem tutela”.

Para ele, após a votação começa “a fase da batalha para que o mundo entenda que a Venezuela é livre e que o povo vai se autogovernar com uma assembleia constituinte que tem poder extraordinários e que vai mudar as coisas, porque mudanças são necessárias”, disse à imprensa.

O chanceler também disse acreditar que os países que têm se manifestado contra o governo Maduro vão continuar “sua campanha internacional contra a Venezuela” após a eleição da Constituinte.