Congresso reunirá maiores nomes do jornalismo progressista brasileiro

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza, de 11 a 13 de agosto, o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará e III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), que acontecerá no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza/CE.

Sindjorce realiza I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas

Com o tema “O Jornalista e as mudanças no Jornalismo e no mundo do trabalho”, a expectativa da entidade sindical é reunir 200 participantes, entre jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, além de dirigentes sindicais e profissionais de outras áreas.

As inscrições podem ser feitas por meio do site da entidade. O valor é de R$ 160,00, sendo que estudantes de graduação (qualquer curso), jornalistas sindicalizados em dia, desempregados e aposentados pagam R$ 80,00. A taxa inclui material gráfico, alimentação (água, café, lanche e almoço) e programação festiva. Estão previstos no programa do evento uma conferência de abertura, com o tema central, três painéis e uma plenária final, na qual será apresentado, debatido e aprovado o plano de lutas dos jornalistas cearenses.

Ato político marcará abertura

O credenciamento será na sexta-feira (11/08), das 14h às 18h, no local do evento. A abertura começa às 19h, com a presença da presidente do Sindjorce, Samira de Castro, além de representantes do movimento sindical e autoridades do campo progressista, que farão um grande ato político em defesa da Democracia e dos direitos da classe trabalhadora. O evento já se configura como maior fórum de discussão do campo progressista no ramo da Comunicação, com nomes que defendem a democratização dos meios de comunicação de massa, os direitos trabalhistas e a ética no exercício profissional do Jornalismo.

“Vamos debater a necessidade de organização da categoria frente as mudanças tecnológicas e do modelo de negócios da atividade laboral, com destaque para as novas mídias, além das questões conjunturais pelas quais passam a classe trabalhadora, como a ruptura democrática e as tentativas de precarização das relações de trabalho e de fim da previdência pública”, explica Samira de Castro.

Após a abertura solene, haverá a conferência de abertura, ministrada pela jornalista Fabiana Moraes, professora do Núcleo de Design e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Vencedora de três prêmios Esso, Fabiana tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na (in)visibilidade de grupos vulneráveis (gays e travestis, negros, mulheres). Em seguida, haverá a noite de autógrafos do livro “O Nascimento de Joicy”, de autoria da conferencista, com coquetel de confraternização entre os convidados.

Acompanhe abaixo a programação completa, que reunirá jornalistas e especialistas. Entre os convidados, figuras da política como Jean Wyllys e Luizianne Lins, assim como profissionais consagrados como Laura Capriglione, Sylvia Moretzsohn e Cynara Menezes, e lutadores da luta sindical da categoria, como a presidenta da Fenaj, Maria José Braga, e o ex-presidente do combativo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes.

Serviço

I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas no Ceará e III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa
11 a 13 de agosto de 2017 no Centro Cultural Belchior (Praia de Iracema – Fortaleza)

Programação