Assembleia Constituinte aprova antecipação de eleições na Venezuela

 A Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela aprovou neste sábado (12) o adiantamento de dezembro para outubro das eleições regionais, que deveriam ter ocorrido no final do ano passado e que haviam sido suspensas em duas ocasiões.

Assembleia Nacional Constituinte Venezuela - Efe

A proposta foi apresentada nesta sexta (11) pelo constituinte Earle Herrera e aprovada pelos mais de 500 representantes da ANC, que apontaram para o objetivo de "responder com votos às ameaças" contra o país.

A iniciativa surgiu durante uma sessão especial na qual os constituintes confirmaram as indicações de quatro de cinco autoridades para o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), todas ligadas ao governo de Nicolás Maduro.

"Contra as ameaças, vamos responder com votos. Que siga a festa eleitoral na Venezuela", disse hoje a presidente da Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez, sobre o projeto aprovado.

Com o acordo, a presidente Assembleia Constituinte afirma que as eleições regionais consolidarão a "paz e a tranquilidade" trazidas pelo pleito para escolher os representantes do próprio órgão, realizado no último dia 30 de julho. Além disso, Rodríguez afirmou que "fatores antidemocráticos" não terão espaço para repetir suas "agendas violentas e criminosas de desestabilização".

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), principal aliança de oposição do país, ainda não se pronunciou sobre a antecipação das eleições. A previsão é que o CNE dê mais informações sobre a realização do pleito em breve.

A proposta da Assembleia Constituinte foi aprovada horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter afirmado que cogita uma "opção militar" para resolver a crise na Venezuela.