PCdoB-Salvador promove encontro para debater política de juventude

O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador promoveu, neste sábado (12/08), no Sindicato dos Bancários do Estado, o 1º Encontro de Partido e Juventude, com o objetivo de dar o pontapé inicial em um esforço coletivo para o aprimoramento da política relacionada a essa frente no município. A atividade integra a Campanha Nacional de Estruturação Partidária, que foi lançada na Bahia em março.

A presidenta do PCdoB-Salvador, Olívia Santana, explicou que o encontro faz parte de uma ideia de construir debates setoriais, que deem conta de tratar sobre as especificidades de cada segmento, e que o objetivo é fazer com que a iniciativa se torne uma tradição. “Temos que ter um momento nosso para pensar a política para a juventude no partido”, disse.

Olívia defende que a política do partido para juventude deve levar em conta que a atuação dos jovens é essencial para o combate às forças conservadoras que ganham evidência no Brasil. “Nós temos que ter planejamento, no sentido de fazer crescer o pensamento socialista no seio da juventude, organizar a militância comunista jovem, fazer frente à juventude da direita, que acompanha Bolsonaro, que acompanha o DEM”, afirmou.

O PCdoB, o mais antigo partido em funcionamento no País, é uma referência nacional na organização da juventude revolucionária, com presença em importantes entidades, como a União das Juventude Socialista (UJS) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Segundo Alan Valadares, secretário municipal de Juventude, a atuação dos comunistas pode chegar ainda mais longe.

“A nossa ideia é organizar mais a juventude a partir do PCdoB. O partido é protagonista nesse projeto de juventude no Brasil, tem uma experiência enorme. Nós, aqui na capital, temos as condições e os desafios para poder colocar a juventude em outro patamar, em um grau de protagonismo enorme”, disse. Ele lembrou que, em Salvador, um dos grandes desafios é enfrentar a política ‘retrógrada’ do prefeito ACM Neto (DEM).

Como secretário estadual de Juventude, Marcelo Gavião exaltou a iniciativa do comitê municipal da capital baiana e destacou a importância de se abrir espaço para os jovens na política. “Nós defendemos a possibilidade de construir uma sociedade em que se valoriza o coletivo, que se valoriza a juventude. Nós acreditamos na necessidade de construir uma sociedade que dê protagonismo e voz, como essa que a gente está dando”, disse.

Encaminhamentos

Ao fim do primeiro encontro, alguns encaminhamentos foram feitos. São eles: construir o Coletivo da Juventude Trabalhadora junto à CTB; apresentar da tese na Universidade Federal da Bahia (UFBA); dar prioridade à UFBA e no Instituto Federal do Estado (IFBA) na construção de organismos de base; realizar encontro distritais (na Península Itapagipana será dia 30.09 e em Cajazeiras a data ainda será definida).

Além disso, a Secretaria municipal de Juventude ainda estabeleceu como meta continuar a campanha de filiação e de recadastramento dos filiados e filiadas; ralizar uma Plenária de Jovens Comunistas dia seis de outubro; incentivar a participação de novos filiados no Curso Nível I, que acontece entre os dias 15 e 17.09; e construir o Congresso da UJS-Salvador em setembro, com data a ser definida.

O evento contou ainda com as presenças do presidente da UJS-Salvador, Onã Rudá; da secretária estadual de Juventude da União Brasileira de Mulheres (UBM), Jamile da Silva; do secretário de Organização do PCdoB-Salvador, Jurandir Júnior; da presidenta nacional da União de Negros pela Liberdade (Unegro), Ângela Guimarães; do presidente do Sindicato dos Bancários, Augusto Vasconcelos; o secretário de Juventude da Unegro, Eldon Batista; entre outros.

De Salvador,
Erikson Walla