Eliana Gomes e Camilo Santana debatem demandas do povo de Fortaleza

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) reuniu-se, no início desta semana, com o governador do Ceará, Camilo Santana. Em pauta, projetos e demandas das comunidades de Fortaleza como uma unidade de saude para o bairro Álvaro Weyne e a abertura da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza.

Eliana Gomes e Camilo Santana debatem demandas do povo de Fortaleza

O primeiro assunto tratado foi o Residencial Comunitário Luiz Gonzaga, que está em construção e é fruto do Minha Casa, Minha Vida/Entidades. Primeira obra deste segmento do projeto, a iniciativa inclui a demanda de equipamentos sociais, tais como postos de saúde, escola de tempo integral, espaços de esporte e lazer, entre outros recursos, que são contrapartida de estados e municípios. O Governador prometeu se empenhar na organização da demanda de equipamentos sociais e no acompanhamento das necessidades das entidades que se organizam em torno do empreendimento.

Eliana também colocou em pauta a proposta de construção de uma policlínica no bairro Álvaro Weyne. Camilo afirmou que irá estudar a possibilidade com a equipe técnica do Governo.

“Também apelei para que o nosso governador nos ajudasse na questão de praças e espaços de lazer da cidade que podem receber projetos estaduais, no sentido de dar mais vida, com ações voltadas para as juventudes e para as mulheres. Mostrei que iniciativas como estas reduzem o grau de desigualdade que vivenciamos na periferia de Fortaleza. Ele vai avaliar eventuais medidas e se comprometeu a visitar a Região Oeste da cidade conosco, passando principalmente pela Grande Barrada do Ceará, Ellery, Monte Castelo e Álvaro Weyne”, narrou Eliana Gomes.

A vereadora pediu ainda apoio ao líder máximo do estado no que tange aos equipamentos sociais instalados na área revitalizada do Açude João Lopes, no Ellery, entre eles o Centro Comunitário, a Lavanderia e o Centro de Juventude, que se encontram fechados.

Aproveitando a oportunidade, a vereadora articulou debate sobre a situação dos moradores da comunidade Cidade de Deus, que vivencia grande problema de ataque de facções criminosas aos moradores. Uma reunião, que contará com a presença do Secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e dos vereadores Zier Ferrer e Benigno Júnior, foi agendada para tratar do assunto.

Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza

E, por fim, no que trata da Casa da Mulher Brasileira de Fortaleza, que a parlamentar tem se empenhado para que seja aberta ao público, o Governador Camilo Santana informou que a inauguração dependem totalmente da autorização do Governo Federal. Ele afirmou que está empenhando esforços para que o prédio esteja até o fim do ano em pleno funcionamento, mas que ainda está condicionada à liberação do Chefe do Executivo nacional, pois a estrutura foi custeada com recursos da União e faz parte de programa federal.

“Avalio que o encontro foi muito produtivo. Camilo se mostrou receptivo aos nossos apelos e agora vamos trabalhar para que consigamos colocar em prática estas demandas do povo e da cidade. Agradeço de público ao nosso Governador e afirmo que estamos juntos nesta luta”, finalizou a vereadora do povo.