Lula reúne mais de 40 mil pessoas em Quixadá

Certa vez alguém disse: “O sertão vai virar mar”. Pois a profecia fez-se realidade na última terça-feira (29), quando Quixadá recebeu um mar de gente para saudar Luiz Inácio Lula da Silva, que percorre o Nordeste em sua Caravana. A cidade localizada na Região Central do sertão cearense ficou pequena para reunir pessoas de diversos municípios do Estado que queriam acompanhar o maior líder político do país.

Lula no Ceará - Ricardo Stuckert

Mais que um ato político, a festa popular contou com a participação de 40 mil pessoas na Praça José de Barros, no Centro de Quixadá, para ver, ouvir e apoiar o ex-presidente. Durante o ato "Pela Democracia e Mais Direitos", Lula falou sobre a importância de sonhar grande e afirmou que sempre sonhou em ver a melhoria de vida dos nordestinos. "Minha vida toda eu sonhei em ver o Nordeste fora das páginas de desgraças dos jornais. E conseguimos. Temos que sonhar com o 'quase impossível' para conquistar o possível", disse Lula, citando como exemplos a Transposição do Rio São Francisco e a construção de 1,4 milhão de cisternas ao longo dos governos petistas, sendo 1,2 para consumo humano e 209 mil para consumo animal e outros usos.

Ainda reconhecendo a necessidade de fortalecer a Região e valorizar seu povo, o ex-presidente ratificou que "foi em nosso governo que o Nordeste passou a crescer mais rápido que o resto do país, justamente porque o pobre passou a poder consumir mais. Tenho muito orgulho quando uma empregada doméstica vem e me fala: 'meus filhos estão na faculdade'. Eu tenho consciência do que fizemos. E tenho consciência que o Nordeste, pela primeira vez, foi tratado com respeito", avaliou.

Críticas ao atual governo

O ex-presidente não poupou críticas a Michel Temer e às políticas retrógradas que levaram o País à atual situação. “Eu sei que eles estão destruindo o Brasil. Estão vendendo a Petrobras, querem acabar com o Banco do Brasil, com a Caixa Econômica, estão vendendo a Eletrobras, acabaram com a indústria naval. É aquele tipo de gente vagabunda que ao invés de trabalhar começa a vender as coisas de casa para pagar as despesas”, afirmou. Lula disse ainda que o atual governo “utilizou R$ 14 bilhões para comprar deputados e não ser afastado”.

Mais

Lula chegou ao Ceará e já percorreu as cidades de Quixeré, seguindo por Nova Morada até chegar em Quixadá. No percurso, o ex-presidente conversou com a população e, mais uma vez, sentiu de perto o carinho do povo do Nordeste.

Ao lado do governador Camilo Santana (PT), e de representantes de diversas frentes dos movimentos sociais, o ex-presidente recebeu cinco títulos de cidadão das cidades de Tamboril, Milhã, Iguatu, Quixadá e Quixeramobim.

Nesta quarta-feira (30), a caravana segue em direção ao Cariri, onde realizará ato a tarde no Centro de Convenções do Crato.

A caravana teve início pela Bahia e seguirá até o Maranhão. Lula está percorrendo os quase 4 mil quilômetros de ônibus percorrendo nove estados e 25 cidades nordestinas.

Do Ceará, a caravana de Lula pelo Nordeste segue para o Piauí e Maranhão.