Caravana pelo Brasil: Lula arrasta multidão no Ceará

Após a visita pelo sertão central, que reuniu mais de 40 mil pessoas em Quixadá, a caravana de Lula avançou pelo estado e visitou mais seis cidades das regiões Centro-Sul e Sul do Ceará, dentre elas Quixelô, Solonópole, Banabuiú, Iguatu, Icó e Cedro. Em todas as cidades, Lula foi recebido por multidões em festa, que interrompiam a passagem do ônibus da caravana na estrada.

Caravana pelo Brasil: Lula arrasta multidão no Ceará - Ricardo Stuckert

No Crato, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Uma multidão de 15 mil pessoas participaram da homenagem, realizada no estacionamento do Centro de Convenções do Cariri.

Nos atos da quarta-feira, assim como no discurso realizado em Quixadá, Lula criticou o atual governo do presidente Michel Temer (PMDB), afirmando ser ele o “responsável por retirar os direitos que o povo conquistou durante os governos do PT". O ex-presidente criticou a redução da projeção do salário mínimo e as privatizações, dentre outras medidas de Temer. "É um absurdo", pontuou.

No 2º dia de caravana pelo Ceará, ele voltou a citar suas ações que fortaleceram o Nordeste e acusou a elite política do País de não se preocupar com a região. Lula desafiou seus adversários políticos a visitarem o Nordeste. “Eles têm que vir explicar por que nós, em 12 anos, fizemos mais escolas técnicas que eles em um século. Mais faculdades, hospitais, programas sociais”, diz. “A verdade é que a elite política nunca se preocupou com o Nordeste”, criticou.

Defensor da esperança

Respondendo às críticas que o acusam de estar fazendo campanha antecipada, Lula nega. O ex-presidente confirma percorrer as cidades para levar informação que a mídia se nega a dar. "Eles passam 24h por dia falando mal de mim, falando mal do PT, da Dilma… Ou seja, isso não é campanha política? Falar mal não é política, falar bem é?", indagou Lula. “Todo santo dia a televisão, as rádios, me atacam. É uma campanha mentirosa, me chamam de ladrão. Eu não tenho TV, não tenho rádio, então viajo para me defender. “Eu, sinceramente, não posso acreditar que este País esteja vivendo este momento que está vivendo, e é por isso que estou aqui nessa caravana, estou aqui para dizer para vocês que ninguém tem o direito de desanimar. Eu sei que a situação está ficando ruim”, acrescentou.

Mais

Até agora, já foram sete estados visitados.

A caravana de Lula fez nas cidades de Banabuiú, Solonópole, Quixelô, Iguatu, Cedro e Crato.

Já na terça-feira (29), Lula esteve nos municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Quixadá.

Na visita ao Cariri, Lula foi agraciado com três títulos: a Comenda Bárbara de Alencar, título de cidadão Cratense e o título da URCA

Nesta quinta-feira (31) a caravana segue para o município de Ouricuri, em Pernambuco. A viagem termina no Maranhão, no próximo dia 5.