SecultFor inicia projeto Diálogos com o Patrimônio

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a Secretaria de Educação de Fortaleza (SME), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), iniciaram na última terça-feira (29), o projeto Diálogos com o Patrimônio.

As prioridades e os desafios de Evaldo Lima, novo titular da Secultfor

A ação oferece oficinas de educação patrimonial, na Secretaria Regional III, promovendo a formação de profissionais no campo da valorização e proteção do patrimônio cultural e o reconhecimento dos bens culturais dos bairros onde estão situadas as escolas municipais da capital cearense.

O projeto Diálogos com o Patrimônio é direcionado aos facilitadores do Programa Novo Mais Educação, que é composto por profissionais de diversas áreas que atuam junto às escolas municipais, na formação dos alunos, no horário de tempo integral. Os facilitadores que participam da formação serão propagadores destas práticas de ensino, que tem por finalidade a busca pelo reconhecimento, apropriação e preservação do patrimônio histórico.

Um dos objetivos da educação patrimonial é aproximar as pessoas dos bens culturais existentes, sendo ela uma proposta metodológica para o envolvimento da comunidade em um processo contínuo para a valorização, preservação, aprendizagem e identificação destes bens.

Na terça-feira já teve atividades como palestra sobre “Cartografias Sociais e Patrimônio”, “Fotografias e Memórias”, “Leitura de um Sítio Histórico” e “Arboviroses”, a programação continua nesta semana com mais debates nos dias 31 e 1o de setembro.