Maurício Macri não garante que Santiago Maldonado esteja vivo

Mais de um mês depois que Santiago Maldonado desapareceu sob a responsabilidade da Policia Nacional Argentina, o presidente do país, Maurício Macri, falou sobre o caso. Em pronunciamento nesta segunda-feira (4) ele disse que o governo está “trabalhando e colaborando com a justiça para todo o possível”. Mas não garantiu que o jovem será encontrado com vida.

Santiago Maldonado - Reuters

Questionado por jornalistas se acreditava que seria possível encontrar Santiago Maldonado ainda vivo, Macri não foi claro, se limitou a dizer que: “lamento muito porque estamos num momento no qual não queremos essa violência”.

Apesar de toda a repercussão nacional e internacional do caso, esta é a segunda vez, em um mês, que Macri toca no assunto. Recentemente o presidente falou basicamente o mesmo: “o governo está trabalhando para tentar descobrir o que aconteceu”.

Santiago Maldonado foi levado pela Polícia Nacional Argentina quando participava de uma manifestação na província de Chubut, ao sul do país, em defesa da demarcação de terras indígenas mapuche. O jovem de 28 anos que trabalha como artesão e tatuador não é membro de uma organização política, apenas ativista pelos direitos dos povos originários.

Desde que foi levado, a família não tem notícias do paradeiro dele. Imediatamente, ativistas e organizações sociais começaram a exigir as buscas e este caso se tornou uma prioridade para os argentinos que ainda vivem com o fantasma das 30 mil desaparições durante a ditadura militar.