Guarulhos/SP realiza encontro preparatório para Conferência Municipal

Com a presença de cerca de 200 militantes, o diretório municipal do PCdoB de Guarulhos promoveu no domingo (3), na Câmara Municipal, o lançamento local das teses ao seu 14º Congresso Nacional, que irá ocorrer entre os dias 17 e 19 de novembro, em Brasília (DF). A reunião contou com a presença do deputado federal Orlando Silva que, entre outros temas, discutiu os rumos para a retomada do crescimento econômico e a formação de uma frente ampla para a eleição presidencial do próximo ano.

encontroguaru

A reunião foi preparatória para a Conferência Municipal, prevista para acontecer no dia 1º de outubro. Na ocasião, será eleita a nova direção local do partido (cujo mandato é de dois anos), além dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro, na Capital.

No evento deste domingo, a tônica dos discursos foi a retomada do crescimento econômico do País, que passa pela eleição de um governo legítimo, cujos atos estejam em sintonia com os anseios do povo. Para a maioria dos presentes, é fundamental para tanto que se consolide a formação de uma frente ampla para a disputa do pleito presidencial do próximo ano.
“Quem controla o país hoje é o setor financeiro e o único beneficiado é o Capital. Queremos um governo eleito pelo voto popular, para tirar o Brasil do atoleiro em que se encontra”, afirmou o deputado Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB.

Para ele, o governo atual não tem projeto, proposta ou programa de nação. E a privatização de empresas rentáveis, a preço de banana, é a sua única bandeira. “Lutar contra o governo Temer é o que nos motiva e, para derrubá-lo, temos de estimular mais e mais a participação popular”, definiu.

Mulher

A presidenta estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM), Mariana Venturini, salientou que as mudanças necessárias para uma mudança de paradigma no Brasil, passam obrigatoriamente por uma maior participação das mulheres nas tomadas de decisões. Ela também salientou a enorme capacidade de luta e resistência feminina. “Nesse momento nós não podemos nos desesperançar. Temos de reunir nossas forças para recolocar o Brasil nos trilhos e superar a escuridão que estão querendo nos impor”, enfatizou.

O presidente do diretório municipal, vereador Eduardo Barreto, se diz preocupado com o legado que o Brasil deixará para suas crianças. Na sua avaliação, hoje corremos um sério de deixar um futuro pior para nossos filhos em relação ao que os atuais adultos tiveram.

“Por isso, o PCdoB sempre se preocupou com o empoderamento político dos jovens. Pois quanto mais a juventude estiver discutindo os rumos que o Brasil deve seguir, quanto mais participar desse debate, menos jovens estarão armados nas ruas”, ressaltou Barreto.