Secundaristas debatem educação, feminismo e "escola sem partido" 

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) promove entre os dias 7 e 9 de setembro dois eventos em São Paulo, o 16º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) e o 4º Encontro de Mulheres Secundaristas (EME).

UBES - divulgação

Os eventos terão a participação de mais de 500 estudantes secundaristas de todo o Brasil e diversos convidados para discutir o cenário da educação brasileira, o combate ao machismo nas escolas e outras pautas urgentes da juventude do país.

No dia 7 de setembro (quinta), acontece o 4º Encontro de Mulheres Estudantes (EME) da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Nos dias 8 e 9 (sexta e sábado), será realizado também o 16º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), a fim de unificar as lutas do movimento estudantil em todas as regiões do Brasil.

Os eventos contarão com debates e atividades culturais na Faculdade Zumbi dos Palmares, na zona norte da capital paulista. Estarão em pauta a crise no país, as reformas de Michel Temer e temas fundamentais para a educação hoje como as ocupações das escolas, a reforma do Ensino Médio e o controverso projeto Escola Sem Partido. Defensores e opositores dessa proposta irão expor argumentos em uma das mesas do Coneg.

“Queremos promover debates políticos, mas também técnicos sobre todos esses temas, para que cada um e cada uma possa voltar ao seu estado com mais informações, ideias e ciência dos seus direitos, para que possa passar isso adiante. Esperamos grande mobilização, tendo em vista o momento político e a forte atuação secundarista no último período”, adianta Camila Lanes, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Durante o Coneg, também será convocada a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), programada para 2018, com objetivo de fazer um contraponto democrático e qualificado da sociedade civil às políticas de desmanche educacional do governo Michel Temer e do atual Ministério da Educação.

CONEG – Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES

O CONEG reúne representantes das uniões municipais e estaduais de secundaristas e é um dos principais fóruns da UBES. A partir do encontro, o movimento estudantil define local, data e tema do Congresso da UBES, que tem periodicidade bianual e está previsto para dezembro deste ano, elegendo a nova diretoria da entidade na gestão 2018-2020.

EME – Encontro de Mulheres Estudantes a UBES

Machismo, violência doméstica, assédio e opressões de gênero na área educacional serão assuntos desenvolvidos no EME, com estudantes de diversos estados e especialistas convidadas. “Nós, mulheres protagonistas nos processos de ocupações de escolas, nos grêmios, nos coletivos, vamos debater o projeto de escola e sociedade que queremos, sem machismo”, convoca Brisa Bracchi, diretora de Mulheres da UBES.

16º Conselho de Entidades Gerais e 4º Encontro de Mulheres da UBES

Quando e onde:

– Quinta-feira (7), de 10h às 20h – Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – São Paulo)
– Sexta-feira (8), de 9h às 20h – Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843 – São Paulo)
– Sábado (9), de 10 às 12h – Auditório Elis Regina (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo)

Acesse o programa Clicando Aqui.

*Programação sujeita à alterações