Outubro Rosa: Sindicato dos Bancários alerta sobre prevenção do câncer

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) mais uma vez participa do movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A categoria bancária participará da Caminhada Rosa, marcada para o dia 22/10 (domingo), na Avenida Beira Mar.

Outubro Rosa: Sindicato dos Bancários alerta sobre prevenção do câncer

O objetivo da campanha é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, com o uso da cor rosa em monumentos, empresas, entidades e locais históricos, no sentido de mostrar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Prevenir é essencial – O tabu que envolve a doença que mais mata brasileiras faz com que o diagnóstico precoce não aconteça para mais da metade das pacientes. No Ceará, conforme o mastologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Ércio Ferreira Gomes, a cobertura de mamografia devia atingir 70% das mulheres saudáveis acima de 40 anos. No entanto, apenas 25% realiza o principal exame de diagnóstico dessa enfermidade.

A incidência da doença vem crescendo no País entre 5% e 10% nos últimos 10 anos, resultado do aumento progressivo da expectativa de vida do brasileiros e de um somatório de fatores. De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2017, serão 57.960 novos casos no Brasil.

No Ceará, essa soma chega a 2.160 e, na Capital, o número de novos diagnósticos é de 860. Esses dados mostram também um aumento dos casos mais graves. Outra característica que vem aparecendo é a incidência de câncer de mama em mulheres jovens. Como o indicado é se fazer a mamografia só após os 40 anos, é comum identificar o problema em estágios mais avançados, o que causa uma chance de cura menor.

Campanhas Unificadas ROSA & AZUL

Marcadas pelas cores rosa e azul, as campanhas de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, que acontecem respectivamente, em outubro e novembro, foram lançadas com palestras tira-dúvidas, venda de blusas e tendas de recreação infantil promovidas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Ao longo desses meses, o ICC deve reforçar o atendimento e realizar atividades direcionadas a pacientes e acompanhantes. Conforme estimativa do Inca, só a cidade de Fortaleza pode, este ano, somar 860 novos casos de câncer de mama e 590 novos casos de câncer de próstata.

Serviço

Colabore enviando fotos, artigos e sugestões para o e-mail: [email protected]
Informe-se: www.outubrorosa.org.br // www.icc.org.br/outubro-rosa/