Estudantes e professores fazem ato contra reformas do Grupo Laureate
Nessa terça-feira (19), estudantes e professores das universidades Anhembi Morumbi e FMU, instituições pertencentes à Rede Laureate, realizarão ato contra as reformas educacionais impostas pelo grupo educacional. Manifestação acontece após anúncio redução da carga horária dos cursos na Anhembi Morumbi.
Publicado 18/12/2017 16:18 | Editado 04/03/2020 17:15

No meio do ano, houve redução na carga horária das aulas e demissão de 220 professores da FMU. Na última semana, foi a vez da Anhembi Morumbi, que convocou os docentes para o anúncio de redução de jornada: a quantidade de horas de aulas por semestre passa de 80% para 66%, as disciplinas presenciais terão 25% de redução, passando de 4 para 3 horas semanais. Segundo os docentes, há uma redução salarial, portanto, de 30%, uma vez que recebem pelo sistema de hora/aula.
A reformulação não foi debatida na comunidade acadêmica, mesmo impactando diretamente a vida dos professores e estudantes. " Estamos acompanhando uma série de reformulações nas universidades privadas que não estão de acordo com o aprimoramento do ensino oferecido. Elas prejudicam a formação dos estudantes e sucateiam o trabalho dos docentes, além de serem implementadas sem diálogo.
As reduções de carga horária de aulas, mais aulas à distância mesmo nos cursos presenciais, também não alteram em nada as mensalidades dos alunos. Pelo contrário, elas só aumentam e de forma abusiva", afirma Nayara Souza, presidenta da UEE-SP
SERVIÇO:
ATO CONTRA AS REFORMAS EDUCACIONAIS DA REDE LAUREATE
19/12 – às 12 horas – Vale do Anhangabaú – São Paulo/SP