Leci Brandão é a política que representa a população negra

A jornalista Luiza Calegari informa que pesquisa da B4B, divulgada pelo portal Exame.com, aponta que a deputada Leci Brandão é uma das parlamentares que mais representa a população negra de São Paulo. Ainda de acordo com o levantamento, mais da metade dos eleitores negros de São Paulo se consideram de esquerda e centro-esquerda.

lecinegra

Mais da metade dos eleitores negros de São Paulo se considera de esquerda ou centro-esquerda, segundo uma pesquisa on-line da consultoria de estudos de mercado B4B. A maioria (45%) pretende votar em Joaquim Barbosa, se ele oficializar sua candidatura para a eleição do ano que vem. Entre os entrevistados pela B4B, 44% se disseram de esquerda, 10% de centro-esquerda, e outros 30% armaram não ter posição política.

A direita e a centro-direita, juntas, correspondem a 10% das posições citadas, e outros 4% responderam não saber. Os 2% restantes citaram outras posições, como anarquismo e pan-africanismo. No entanto, quando apresentados a uma lista de partidos políticos e perguntados qual deles os representava, 37% dos entrevistados responderam nenhum.

O partido com mais representatividade entre os negros foi o PT, com 30% das respostas, seguido por PSOL (16%), a Frente Favela Brasil (11%), PV (10%) e PSDB (7%).

Candidatos

O pré-candidato preferido pelos negros entrevistados pela B4B é o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. 45,2% disseram que votariam ou votariam com certeza nele. A rejeição, por sua vez, é de 26,6%, somando as respostas de “provavelmente não votaria” e “não votaria em hipótese alguma”. Em seguida, aparece o ex-presidente Lula, com aprovação de 22% e rejeição de 39%. Fernando Haddad e MV Bill, que aparecem em seguida na lista, têm aprovação de 34,5% e 35%.

O candidato mais rejeitado por essa parcela da população é Jair Bolsonaro, que recentemente foi condenado a pagar indenização por ter ofendido comunidades quilombolas. Ele é rejeitado por 75,5% dos entrevistados.

Representatividade

A B4B também perguntou quem é o político, candidato ou personalidade que mais representava os entrevistados, com resposta espontânea. “Nenhum” levou a dianteira novamente, com 30% das respostas. Em seguida, aparecem Lula (11%) e Eduardo Suplicy (8%). A primeira pessoa negra a aparecer nas respostas é Leci Brandão (7%), que tem o mesmo percentual de Jair Bolsonaro.

Uma das questões levantadas pela pesquisa foi a da falta de representatividade dos negros na política. A consultoria apresentou dados do IBGE informando que 54% da população brasileira é de negros e pardos, porém, nas eleições de 2014, 76% dos políticos eleitos eram brancos. Quando questionados sobre o motivo dessa disparidade, 64% dos entrevistados responderam que a razão era o racismo estrutural, e outros 40% citaram a falta de candidatos negros. 14% citaram a falta de identificação com os partidos, e 13% a falta de interesse. Falta de competência foi escolhida como razão apenas por 6% dos entrevistados.