Processo de mudança na Bolívia avança com apoio popular

Cerca de um milhão de bolivianos ratificaram seu apoio ao processo de mudança no país, liderado hoje pelo presidente Evo Morales, ao apoiar a continuidade do mandatário para o período de 2020-2025. Durante uma expressiva manifestação no sábado (16) na avenida Blanco Galindo da cidade de Cochabamba, participaram movimentos sociais de indígenas e camponeses, assim como professores e mineradores, que diziam "sim" à candidatura de Evo para as eleições de outubro de 2019

evo morales

O secretário executivo da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia, Jacinto Herrera, disse: "irmão presidente, aqui está seu povo que diz "sim", tem que continuar''.

Por sua vez, o responsável da Federação de Cooperativas Mineiras da Bolívia, David Torrejón, assinalou que o povo quer Evo no comando do país para que siga com seu trabalho em benefício de todos os setores sociais, em particular dos mais humildes.

"Aqui é necessário que o presidente continue por todos os pobres, porque nós pobres precisamos que a Bolívia mude em benefício de todos. Essa é a realidade, isso é o queremos", sustentou. Ao intervir no ato, o secretário executivo da Confederação Sindical de Trabalhadores Mineiros da Bolívia, Orlando Gutiérrez, expressou: "o povo está dizendo sim, o irmão Evo não pode descansar. Esse processo deve continuar pelo bem dos bolivianos".

O vice-ministro de Coordenação com Movimentos Sociais, Alfredo Rada, afirmou que os bolivianos se fizeram escutar e determinaram quem os representará nas próximas eleições gerais presidenciais.

Evo, por sua vez, assegurou que graças à sentença do Tribunal Constitucional Plurinacional, que aprovou em novembro o recurso abstrato para uma nova candidatura de autoridades nacionais, o Movimento Ao Socialismo está autorizado para se apresentar à presidência no período constitucional de 2020-2025.

"Missão cumprida, estamos reabilitados para 2025, isso não está em debate", assegurou o mandatário.