Livro conta a história do grupo humorístico Monty Python

A Realejo Livros lança no Brasil o livro Monty Python – Uma autobiografia escrita por Monty Python. O grupo surgiu nos anos 1960 e revolucionou a forma de fazer humor na BBC (TV estatal britânica) com a série cômica Monty Python's Flying Circus. No Brasil, pode-se dizer que um dos primeiros grupos a usar o modelo foi o Casseta & Planeta; mas seu estilo de humor também é encontrado em trabalhos de Regina Casé e Luís Fernando Guimarães.

monty

A série não chegou ao Brasil, mas a geração dos anos 1980 pôde assistir alguns de seus filmes, como Em Busca do Cálice Sagrado (lançado em1975, tornou-se um clássico moderno de filmes de humor), A Vida de Brian (sobre um jovem que nasceu no mesmo dia em que Jesus nasceu, em uma casa ao lado da manjedoura, e passa o resto da vida sendo confundindo com um messias, de 1979) e O Sentido da Vida (não dá para explicar, só vendo, de 1983).

A influência do grupo chegou às redes, quando em 1994 um advogado enviou uma mensagem num grupo da internet citando o episódio Spam (da série), onde um casal vai a um restaurante cheio de vikings e o único tipo de comida servida é a carne enlatada Spam (uma redução de Spiced Ham – presunto temperado). Como os vikings não paravam de pedir spam, o advogado fez uma analogia com a repetição de mensagens e o nome faz parte do vocabulário cibernético do mundo contemporâneo.

Além do programa de televisão e dos filmes, o grupo produziu livros, fez peças de teatro, shows, programas de rádio, deu nome a cerveja e serviu de modelo para jogos de computador. O portal www.montypython.com traz a história do grupo e toda a série de produtos que comercializam atualmente.

O livro foi organizado por BoB McCabe e traz depoimentos dos Pythons, Eric Idle, Graham Chapman, John Cieese, Michael Palin, Terry Jones e Terry Gilliam. A tradução para o português é de Stepanie Fernandes. No portal da Editora, é vendido por R$ 69,90, com frete grátis.

Confira uma cena hilária do clássico Em Busca do Cálice Sagrado.