Orlando Silva cumpre agenda em Campinas/SP

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) esteve em Campinas no sábado (03). Acompanhado do vereador Gustavo Petta (PCdoB), Orlando visitou diversos locais e comunidades onde os mandatos e o partido têm ação e amizades.

Logo cedo, os parlamentares participaram de um café da manhã comunitário e um bate papo com lideranças comunitárias dos bairros Aruanã, Santo Antonio, Chico Mendes e Eldorado de Carajás, dentre outros. O Aruanã é um exemplo das melhorias que os movimentos sociais podem propiciar. Com a contribuição do Partido Comunista, o local, que foi ocupado, em 1998, por pessoas que lutam por moradia, é hoje um bairro com toda a infraestrutura necessária para uma vida digna. Uma das lideranças da ocupação foi Gessilda Silva Modesto, que viria a ser militante e dirigente do PC do Brasil. Hoje ela está mais afastada do movimento organizado, mas continua sendo uma grande referência das lutas comunitárias e sua residência, ponto de encontro e comemorações da comunidade.

Por voltas 11 horas, partiram em direção ao bairro Vila Olímpia, onde Carlinhos Camelô, liderança popular e sindical, realiza, junto com os moradores, um forte trabalho para garantir melhorias para o bairro – como a conquista de iluminação e saneamento públicos. A construção de casas populares na comunidade foi atingida quando militantes do partido comandaram a secretaria municipal de Habitação. Numa assembleia com moradores, onde foram discutidas demandas para o bairro, os parlamentares também falaram sobre suas atuações nas Câmaras municipal e federal e a importância de se eleger pessoas identificadas com a luta do povo e empenhadas em avanços progressistas para o Brasil.
Na sequência, estiveram na Praça de Esportes do bairro Jardim Santa Mônica, onde uma emenda do deputado Orlando Silva permitiu a realização de reformas – como a cobertura da quadra – e melhorias nos equipamentos. Na presença de lideranças locais, o professor Hermelindo Davanzo Jr. e Tatu, o chefe da praça, discutiram com o deputado e o vereador quais outros trabalhos ainda precisam ser realizados para beneficiar a população.

Por volta das 13 horas, os parlamentares foram conhecer o trabalho realizado pelo Lar da Criança Feliz. Acompanhados por Sebastião Vitor Rosa (o famoso cantor e compositor de Folia de Reis, Tião Mineiro) e Sandro Lopes. A coordenadora do Lar, Alessandra, falou sobre as atuais dificuldades de manutenção do espaço e sobre as alternativas de ajuda ao local, que é um abrigo de proteção para crianças e adolescentes emsituação de risco social. O bairro da Vila Brandina, onde está instalado o Lar, é alvo de forte atuação do mandato do vereador e graças à ação conjunta de Gustavo e da comunidade, foi conquistado o asfaltamento após muitos anos de luta.

Encerrando as atividades do dia, o deputado e o vereador participaram da 6ª edição do Balaio das Águas, atividade cultural promovida pelo Ponto de Cultura e Memória Ibaô. Na companhia de David Rosa, um dos fundadores do Ibaô, assistiram apresentações de Capoeira, Afoxé, Maracatu, Jongo, Puxada de Rede e diversas outras manifestações que compõem o universo cultural popular de matriz afro-brasileira.