Prefeitura de Fortaleza apresenta programação do Carnaval 2018

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulgou, na última segunda-feira (05), a programação oficial e o plano operacional do Carnaval de Fortaleza 2018. Com o tema “Iracema Meu Amor”, a festa ocorrerá em nove polos, de sábado a terça-feira (10 a 13/02), com programação que reúne artistas locais e nacionais.

Prefeitura de Fortaleza apresenta programação do Carnaval 2018

Os foliões poderão aproveitar shows no Aterrinho da Praia de Iracema, Domingos Olímpio, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Mocinha, Passeio Público, Mercado dos Peixes, Mercado Joaquim Távora e Benfica.

Em 2018, a Prefeitura apoia blocos que realizam apresentações em diversos bairros de Fortaleza, por meio do Edital de Apoio aos Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2018, em um montante total de R$ 550 mil. Outro incentivo público para a realização da festa carnavalesca é o Edital de Apoio ao Carnaval da Domingos Olímpio, que contempla Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões, com investimento total de R$ 916 mil.

O Ciclo Carnavalesco 2018 é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, com patrocínio oficial da marca Skol. A festa homenageia neste ano o bloco de rua Periquito da Madame, o primeiro a fomentar a cultura foliã de Pré-Carnaval nas ruas de Fortaleza. Com irreverência e humor, típico do cearense, o bloco foi fundado por Jânio Soares.

Programação

No Aterrinho da Praia de Iracema, passarão diversas atrações locais e nacionais. No sábado (10/02), sobem no palco o Bloco Geração Coca Cola, o Bloco das Travestidas e, fechando a noite, a cantora baiana Margareth Menezes. No domingo (11/02), a folia fica por conta do grupo Las Tropicanas, do Bloco Luxo da Aldeia e da cantora paraibana Elba Ramalho, com participação do cantor Chico Pessoa. Na segunda-feira (12/02), as atrações são locais, com a apresentação da banda Os Transacionais, do Bloco Os Alfazemas e do Bloco Vai Gonzagão. Fechando a festa, na terça-feira (13/02), Fortaleza receberá a Banda Patrulha, o cantor pernambucano Johnny Hooker e muito samba com Jorge Aragão.

Maracatus, afoxés, blocos, escolas de samba e cordões desfilam no tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio, com a apresentação de 40 agremiações, de sábado a terça-feira. A realização da festa nesse polo é uma parceria da Secultfor e da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (ACECCE).

A programação do Mercado dos Pinhões conta com a apresentação do bloco As Damas Cortejam no sábado (10/02), Coletivo Fertinha no domingo (11/02), cantor Renato Black na segunda (12/02) e Banda Dubaile na terça-feira (13/02), sempre das 16h às 19h. O polo da Mocinha, por sua vez, receberá em todos os dias do Carnaval o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche, das 18h às 22h, enquanto que a tradicional festa momina do Mercado da Aerolândia conta com a apresentação de Tarcísio Sardinha e Banda, das 17h às 20h.

No Passeio Público tem festa para a criançada em todos os dias do Carnaval, com Banda Só Alegria no sábado (10/02) e na terça-feira (13/02), Trupe Realejo no domingo (11/02) e Banda Pacote de Biscoito na segunda-feira (12/02), a partir de 9h. As tradicionais marchinhas de Carnaval também fazem parte da programação do Ciclo Carnavalesco 2018. O Mercado Joaquim Távora receberá em todos os dias de festa, a Charanga Frevo Folia, enquanto que o Mercado dos Peixes contará com a apresentação da Charanga Os Foliões da Serra. Ambas as festas acontecem das 17h às 19h.

O polo do Benfica começará mais cedo, a partir de 9h, com várias atrações em todos os dias. No sábado (10/02), a Praça João Gentil recebe a Banda Pacote de Biscoito, Raízes do Griô, Alexandra Eloi e Luxo da Aldeia. No domingo (11/02), a folia fica por conta da Banda Só Alegria, Vicente Barros, Projeto Brincar de Maracatu, Renato Black e Os Alfazemas. Na segunda-feira (12/02) é a vez da Trupe Realejo, Jord Guedes, La Semilla, As Damas Cortejam, Luxo da Aldeia e Projetos Tambores Ancestrais na Noite Escura. Por fim, o espaço recebe, na terça-feira (13/02), a Banda Pacote de Biscoito, Bloco Hospício Cultural, Donaleda, Projeto Brincar de Maracatu e Calé Alencar.

Transporte

Para facilitar o transporte nos dias de Carnaval, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reserva 20 veículos para a área do Aterrinho, das 19h às 2h. Já para a Av. Domingos Olímpio, a frota será reforçada em 16 veículos reservas das 20h às 4h, entre os dias 10 a 14 de fevereiro. A região da Praia de Iracema é suprida de 25 linhas, já a Av Domingos Olímpio conta com 63 linhas que atendem a região, portanto, os foliões devem utilizar as linhas de ônibus regulares, já que, por meio da integração física e tarifária, é possível se deslocar de qualquer ponto da cidade para os polos carnavalescos.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atuará no Carnaval de Fortaleza deste ano, com 488 agentes. De acordo com o plano operacional, uma média de 50 guardas prestará serviços distribuídos nos dez principais pontos, durante os quatro dias da folia. Destaque para maiores contingentes em locais tradicionais, como Avenida Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Mocinha.

Operação especial de trânsito

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), disciplinará o trânsito nos principais polos que sediarão a folia na cidade: Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões, Mercado da Aerolândia, Passeio Público, Benfica e Av. Domingos Olímpio. Um efetivo diário de 172 agentes do órgão, bem como orientadores de tráfego do Via Livre, estará trabalhando, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, para garantir a segurança e boa circulação dos veículos e pedestres.

Durante todos os dias de carnaval, a partir de 15h, o acesso ao Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueado para veículos. A interdição na Av. Beira-Mar compreenderá o trecho entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. O Largo da Dona Mocinha também contará com um bloqueio viário na Rua João Cordeiro, desde a Rua Tenente Benévolo até a Av. Beira-Mar, a partir do mesmo horário. O desvio sugerido é seguir pela Rua Tenente Benévolo e à direita na Rua Nogueira Acioli.

Na Av. Domingos Olímpio, sede do tradicional desfile de Maracatu, o órgão irá promover a interdição da via, também a partir de 15h, entre as avenidas da Universidade e Aguanambi. A opção de desvio para quem trafega no sentido leste/oeste é utilizar a Rua Antônio Pompeu. Já o condutor que circula no sentido contrário, oeste/leste, segue na Av. da Universidade e Rua Meton de Alencar em direção à Aldeota. O objetivo da operação é otimizar a fluidez e a segurança viária, além de resguardar a integridade das agremiações carnavalescas.

No Mercado dos Pinhões, seis agentes atuarão diariamente, efetuando o bloqueio da Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli. Já no Benfica, o acesso à Praça da Gentilândia será interditado nos cruzamentos das vias Waldery Uchôa com Treze de Maio e Paulino Nogueira com Marechal Deodoro.

Todos os demais polos carnavalescos, como Passeio Público e Mercado da Aerolândia receberão o suporte operacional por meio de rotas volantes, que reforçarão a segurança viária no entorno dos eventos. Além da operação, a fiscalização e o atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente durante todo o feriado. A população pode acionar a AMC através do número 190.

Postos Médicos Avançados/SAMU

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalará, no período do Carnaval, dois Postos Médicos Avançados (PMA), localizados na Avenida Domingos Olímpio e Aterrinho da Praia de Iracema, com salas de observação, de procedimentos e estabilização. Coordenado pelo SAMU, os PMA disponibilizarão atendimento às urgências e emergências médicas, com equipe composta de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Além disso, o atendimento em cada local contará com o apoio de uma unidade móvel de suporte básico.

IST/Aids

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá durante o Carnaval diversas ações educativas de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, com a distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais da SMS estarão abordando os foliões, orientando-os para os cuidados com as IST e a prática do sexo seguro.

As ações acontecerão na Rodoviária Engenheiro João Tomé, no dia 09 de fevereiro, das 14h às 20 horas, e no dia 10 de fevereiro, de 8h às 14 horas. Também serão desenvolvidas atividades, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, na Avenida Domingos Olímpio, das 16h às 20 horas, e no Aterrinho da Praia de Iracema, das 17h às 21 horas.

Direitos de crianças e adolescentes

Durante o Ciclo Carnavalesco, a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) promove ações de enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes nos polos da Cidade. As intervenções ocorrem de forma articulada com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) com apoio dos programas Ponte de Encontro, Rede Aquarela e Adolescente Cidadão.

A atuação será por intermédio socioeducativo nos locais de maior fluxo de foliões com a entrega de material e pulseiras de identificação alertando a população sobre os principais tipos de violações, como a exploração sexual, trabalho infantil e até mesmo sobre a importância dos pais ou responsáveis não deixarem crianças desacompanhadas.

Para denunciar qualquer tipo de violação dos direitos de crianças e adolescentes é importante notificar o Plantão do Conselho Tutelar de Fortaleza, pelos telefones 3238-1828 ou 98970-5479, ou ligar para o Disque 100.

Cadastramento de Ambulantes

Dando continuidade ao Ciclo Carnavalesco 2018, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II, inicia nesta segunda-feira (05/02), o cadastramento dos vendedores informais que desejam comercializar no carnaval, nos bairros Praia de Iracema e Cidade 2000. O cadastro prossegue até terça (06/02), na sede da Secretaria Regional II.

No ato da inscrição, o comerciante que irá participar pela primeira vez do cadastramento para comercializar em espaço público na área da Regional II, deve trazer original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF, do comprovante de endereço e da folha corrida. Os que realizaram cadastro para participar dos últimos eventos, como Reveillón e Pré-Carnaval, basta trazer o original e cópia da Carteira de Identidade.

O critério de seleção será por ordem de chegada, até preencher as 136 vagas disponibilizadas para barracas fixas e 200 para ambulantes. No bairro Praia de Iracema, as barracas ficarão localizadas nas ruas Padre Climério (21), João Cordeiro (25) e no Aterrinho (50). A área destinada para recarga de material dos itinerantes será na avenida Almirante Barroso. Já no bairro Cidade 2000, os comerciantes irão atuar somente no domingo (11/02) e na terça-feira (13/02), e ficarão localizados na Praça Central (40).

Os itinerantes somente poderão comercializar produtos em isopor de até 30L, sendo proibido transportar isopor em qualquer veículo sobre rodas. Ressaltamos que para garantir a segurança do evento não será permitido comercializar produtos em recipientes de vidro.

A entrega da documentação de identificação dos comerciantes será na quarta-feira (07/02) e na quinta-feira (08/02).

Programação completa

Aterrinho da Praia de Iracema

Sábado (10/02): Bloco Geração Coca Cola / Bloco das Travestidas / Margareth Menezes
Domingo (11/02): Las Tropicanas / Bloco Luxo da Aldeia / Elba Ramalho com participação de Chico Pessoa
Segunda (12/02): Os Transacionais / Bloco Os Alfazemas / Vai Gonzagão
Terça-feira (13/02): Banda Patrulha / Johnny Hooker / Jorge Aragão

Horário: A partir de 17h
Endereço: Aterrinho da Praia de Iracema

Mercado dos Pinhões

Sábado (10/02): Bloco As Damas Cortejam
Domingo (11/02): Coletivo Fertinha
Segunda (12/02): Renato Black
Terça-feira (13/02): Banda Dubaile

Horário: 16h a 19h
Endereço: Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro.

Mercado da Aerolândia

Sábado a terça-feira (10, 11, 12 e 13/02): Tarcísio Sardinha e Banda

Horário: 17h a 20h
Endereço: BR-116, 5431, Aerolândia

Mocinha

Sábado a terça-feira (10, 11, 12 e 13/02): Bloco Num Ispaia Sinão Ienche

Horário: 18h a 22h
Local: Bar da Mocinha
Endereço: Rua Padre Climério, 140 – Meireles

Benfica

Sábado (10/02):
09h: Banda Pacote de Biscoito, Raízes do Griô
13h: Alexandra Eloi
15h: Luxo da Aldeia

Domingo (11/02):
09h: Banda Só Alegria
11h: Vicente Barros
13h: Projeto Brincar de Maracatu com Pingo de Fortaleza
15h: Renato Black
16h: Os Alfazemas

Segunda-feira (12/02):
09h: Trupe Realejo
11h: Jord Guedes
13h: La Semilla
14h: As Damas Cortejam
15h: Luxo da Aldeia
20h: Projetos Tambores Ancestrais na Noite Escura

Terça-feira (13/02):
09h: Banda Pacote de Biscoito
11h: Bloco Hospício Cultural
13h: Donaleda
15h: Projeto Brincar de Maracatu
17h: Calé Alencar

Horário: 9h a 18h
Local: Praça João Gentil
Endereço: Avenida Treze de Maio, S/N – Benfica.

Passeio Público

Sábado (10/02): Banda Só Alegria
Domingo (11/02): Trupe Realejo
Segunda-feira (12/02): Banda Pacote de Biscoito
Terça-feira (13/02): Banda Só Alegria

Horário: 9h às 11h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro.

Mercado Joaquim Távora

Sábado a terça-feira (10, 11, 12 e 13/02): Charanga Frevo Folia
Horário: 17h a 19h
Endereço: Av. Pontes Vieira, Joaquim Tavora.

Mercado dos Peixes

Sábado a terça-feira (10, 11, 12 e 13/02): Charanga Os Foliões da Serra
Horário: 17h a 19h
Endereço: Av. Beira Mar, 3479, Meireles.

Domingos Olímpio

Sábado (10/02):
18h40: Maracatu Kizomba
19h20: Maracatu Axé de Oxóssi
20h: Maracatu Nação Palmares
20h40: Maracatu Rei Zumbi
21h20: Maracatu Nação Pindoba
22h: Maracatu Filhos de Iemanjá
22h40: Maracatu Az de Ouro
23h20: Maracatu Solar

Domingo (11/02):
19h: Maracatu Nação Baobab
19h40: Maracatu Nação Fortaleza
20h20: Maracatu Vozes da África
21h: Maracatu Rei de Paus
21h40: Maracatu Nação Pici
22h20: Maracatu Nação Iracema

Segunda-feira (12/02):
16h: Bloco Garotos dos Parque
16h40: Bloco Garotos do Benfica
17h20: Bloco Doido é Tu
18h: Bloco Turma do Mamão
18h40: Cordão Vampiros da Princesa
19h20: Bloco Barão Folia
20h: Cordão As Bruxas
20h40: Bloco Amigos do Zé
21h20: Bloco Prova de Fogo
22h: Cordão Princesa no Frevo
22h40: Bloco Império da Vila
23h20: Bloco Unidos da Vila
00h: Bloco Balakubaku Folia

Terça-feira (13/02):
15h30: A Turma do Papelão
17h: Afoxé Acabaca
17h40: Afoxé Oba Sá Rewá
18h20: Afoxé Oxum Odolá
19h: Afoxé Filhos de Oyá
19h40: Afoxé Omôrisá Odé
20h20: Escola de Samba Corte no Samba
21h: Escola de Samba Acaracuzinho
21h40: Escola de Samba Imperadores da Parquelândia
22h20: Escola de Samba Império Ideal
23h: Escola de Samba Tradição da Bela Vista
23h40: Escola de Samba Girassol de Iracema