Caminhos da Frente Ampla

Lideranças políticas, partidos e entidades populares movimentam-se em torno de ações, reuniões e plenárias que culminarão com uma grande assembleia nacional em defesa do Brasil, de sua democracia e dos direitos de sua gente.

flrente

Principal resolução do 14º Congresso do PCdoB, a Frente Ampla dá, neste mês de fevereiro, passo significativo em sua construção: a FBP – Frente Brasil Popular, articulação de partidos, lideranças políticas, sindicatos de trabalhadores, entidades juvenis, estudantis, feministas e movimentos populares, convoca o Congresso do Povo para debater e propor saídas para a crise, unir e mobilizar os brasileiros em torno de uma plataforma de luta em defesa dos interesses nacionais, dos direitos do povo e da democracia.

O ponto de partida dos debates será o Plano Popular de Emergência apresentado pela FBP em maio de 2017. A orientação da Frente é que se organizem, com base no Plano e com vistas às assembleias locais do Congresso do Povo, Comitês da Frente Brasil Popular nos bairros, locais de trabalho e de estudo e nas cidades.

Nos meses de abril e maio, serão promovidos os Congressos do Povo em bairros, distritos e municípios. Esses fóruns elegerão delegados às etapas estaduais na proporção de 1 para 50. No bimestre de junho e julho, realizam-se os Congressos Estaduais e, após, a grande plenária nacional do Congresso do Povo. A meta é chegar a 10 mil delegados do todo o País reunidos num único espaço. A missão destes representantes será pactuar uma plataforma de propostas e ações, com base nos debates realizados nos diferentes fóruns locais e estaduais.

O mês de março será dedicado a seminários estaduais de formadores, que planejarão as atividades e firmarão calendários de acompanhamento dos congressos municipais.

O PCdoB tem participado ativa e propositivamente das reuniões e ações da Frente Brasil Popular. O Fórum Estadual de Movimentos Sociais do Comitê Estadual de São Paulo convocará reunião para depois do carnaval, a fim de propor diretrizes para o protagonismo dos comunistas nos congressos locais. Desde já, os Comitês Municipais, Distritais e de Categorias, Organismos de Base e Coletivos devem estar atentos ao calendário da FBP. Ao mesmo tempo, devem por em prática a diretriz de organizar ou por em movimento os Comitês da Frente em sua área de atuação.