Confira os principais pontos do acordo de governo na Alemanha 

Os conservadores de Angela Merkel (CDU) e os sociais democratas (SPD) concluiram, depois de algumas dificuldades, as negociações para renovar a "grande coligação", necessária para que Merkel possa governar- uma vez que não conquistou maioria parlamentar. Confira abaixo os principais pontos do acordo: 

Angela Merkel e Martin Schulz - Reuters

Principais pontos do acordo de coligação, elencados pelo jornal português Público:

Saúde

Será criada uma comissão que deverá formular propostas quanto aos custos dos tratamentos médicos básicos, independente do setor público ou privado e da residência ou remuneração de cada cidadão. A medida pretende gerar contribuições igualitárias para os dois sistemas de saúde a partir de 2019.

Trabalho

CDU/CSU e SPD comprometeram-se com a limitação da possibilidade de empresas fazerem contratos com prazo sem justificativa. Isso será possível apenas para contratos de no máximo 18 meses, contando com justificativas específicas e renovações não serão sem limites. Além disso, haverá um programa especial a longo prazo para recolocar 150 mil desempregados no mercado de trabalho.

Europa

Foi acordado um aumento de contribuição financeira da Alemanha para os cofres da União Europeia, através da criação de um orçamento comum a todos os integrantes da zona euro e de fundos específicos com o objetivo de estabilizar a economia. Schulz rotulou o compromisso europeu como o “fim da austeridade imposta”.

Imigração

Os partidos reforçaram o seu compromisso na limitação da entrada de imigrantes em território alemão a um teto de no máximo mil por mês, com reunificação familiar. O programa ficará suspenso até dia 31 de julho de 2018.

Clima

As partes mantêm-se focadas no cumprimento das metas internacionais para a redução das emissões de dióxido de carbono até 2030 e 2050 e prometem criar uma comissão que defina um plano de ação, já para 2018, para elencar as medidas necessárias para a contribuição de cada setor nos objetivos estabelecidos.

Habitação

Será combatido o aumento de preço dos aluguéis e será obrigatória a divulgação por parte do proprietário de quanto cobrava do inquilino anterior.

Educação

O investimento no sistema educativo alemão vai voltar a ser partilhado entre os estados e o Governo federal. Os partidos comprometeram-se em acabar com a proibição da intervenção federal nas escolas de cada território e aprovaram um investimento de 11 mil milhões de euros.

Agricultura

Mesmo sem definirem um prazo específico para a entrada em vigor de tal decisão, as partes acordaram a proibição de glifosato, um pesticida utilizado nos campos de cultivo alemães. O acordo prevê ainda a melhoria das condições dos animais envolvidos na indústria alimentar e a redução das experiências científicas com estes.

Digitalização

CDU, CSU e SPD querem que a Internet chegue a todos os pontos do país, particularmente às zonas rurais. Comprometeram-se em alargar a rede a todos os alemães até 2025.

Exportação de armamento

Os partidos acordaram incrementar o controle de armas exportadas para fora da Alemanha e decidiram deixar de vender armamento aos países envolvidos na guerra do Iêmen.