Depois de 71 anos parlamento cearense tem operário da construção civil

Pela segunda vez na história do Ceará, um operário da construção civil toma posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa: Nestor Bezerra (PSol) foi antecedido apenas pelo pedreiro José Marinho de Vasconcelos, eleito pelo Partido Comunista do Brasil, cuja sigla era PCB, que em 1947 assumiu o mandato, e teve o cargo cassado em janeiro de 1948, pela Mesa Diretora da Casa.

José Marinho e José Pontes Neto, ambos do PCB, tiveram seus mandatos cassados.

Naquele ano, além de José Marinho de Vasconcelos, o deputado Pontes Neto, também do PCB, teve o mandato cassado. Ambos perderam os mandatos, assim como outros parlamentares comunistas em todo o país, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro do PCB, em 7 de maio de 1947. Os fatos se deram durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, alinhado aos Estados Unidos num período de grande tensão mundial decorrente da Guerra Fria. Dutra sucedeu Getúlio Vargas após o fim do período ditatorial marcado na historiografia como Estado Novo.

Mandato temporário

Mais de sete décadas depois, o pedreiro Nestor Bezerra (Psol) toma posse na Assembleia Legislativa do Ceará nesta desta quinta-feira (22). Ele assume o cargo após licenciamento de Renato Roseno (Psol). O operário, que obteve 8.788 votos na última eleição, terá um mandato de 120 dias.

Pedreiro de profissão, ele atua na luta sindical e na militância político-partidária há mais de 25 anos.