ELN vai interromper operações militares durante eleições na Colômbia

O Exército Nacional de Libertação (ELN) da Colômbia anunciou nesta segunda-feira (26) uma interrupção em todas as suas operações armadas durante as eleições legislativas colombianas.

ELN Exercito de Libertação Nacional - Getty Images

Segundo comunicado oficial divulgado pela organização, embora não compactue com “processos viciados”, “como mostra de respeito aos colombianos e colombianas, o ELN realizará um cessar de operações militares ofensivas entre os dias 9 e 13 de março”, período em que irão ocorrer as votações.

O grupo também agradece os agentes que trabalham em diversos setores pela “continuidade do processo de paz” e lembra a “importância de seguir avançando na Agenda acordada em Caracas em 30 de março de 2016”, encontro que marcou o início do processo de paz nas negociações com o governo colombiano.

Os encontros em Caracas levaram a uma nova rodada de conversas em Quito, no Equador, programadas para janeiro de 2018. No entanto, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, retirou sua delegação da capital equatoriana e suspendeu as negociaçõespelo suposto envolvimento do ELN em um ataque contra forças policiais do país.

Ainda de acordo com o comunicado, “a agenda deve continuar se desenvolvendo com rigorosidade”, de forma que respeitem “instrumentos e protocolos acordados, para buscar um acordo que supere o enfrentamento armado em busca da uma Colômbia em paz e justiça”.

O ELN também citou o presidente Santos e a rodada de conversas abandonada pelo governo na capital do Equador. Segundo a nota, o grupo propõe a Santos que fixe “uma data de início do quinto ciclo de negociações e envie sua Delegação de Diálogo a Quito”.