Sindjorce terá debates sobre direitos, feminismo e comunicação

Em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Comissão de Mulheres Jornalistas da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realizam debates sobre os direitos das mulheres, feminismo e comunicação. Serão quatro rodas de conversa, no projeto “Mulher, Direitos e Mídia”, com transmissão ao vivo, realizados na sede do Sindicato, nos dias 8, 13, 22 e 29 de março.

Sindjorce terá debates sobre direitos, feminismo e comunicação

A atividade integra a Jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e dos Direitos. O objetivo é proporcionar à sociedade o aprofundamento do debate sobre o golpe, que se instalou no Brasil com a deposição de Dilma Rousseff, e discutir como a retirada de direitos tem afetado a vida das mulheres.

As convidadas são mulheres de luta de vários segmentos. No sindicalismo: Enedina Soares, presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará – Fetamce; Rita Ferreira, do Sindicato dos Bancários (SEEBCe) e Telma Dantas, do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (SindPD); nos movimentos feministas, Ticiana Studart, da Marcha Mundial de Mulheres, e Francileuda Soares, da União Brasileira das Mulheres – UBM; no Movimento Negro: Zelma Madeira, coordenadora Especial de Promoção de Políticas Públicas para a Igualdade Racial do Estado do Ceará; Geyse Anne da Silva (Enegrecer) e a professora-doutora Sílvia Maria, e no Ciberativismo, a blogueira Lola Aronovich e a integrante da Comissão de Mulheres da FENAJ, Germana McGregor.

Os debates serão transmitidos ao vivo pelas páginas do Sindjorce (https://www.facebook.com/Sindjorce) e dos Jornalistas Livres (https://www.facebook.com/JornalistasLivres). Para assistir, basta acessar os links, às 19h.

Programação

08 de março – 19h

Direitos perdidos no desgoverno Temer
Enedina Soares – Fetamce
Rita Ferreira – Bancários
Telma Dantas – SindPD

13 de março – 19h

Todo feminismo é necessário
Ticiana Studart – Marcha Mundial das Mulheres
Francileuda Soares – União Brasileira de Mulheres (UBM)

22 de março – 19h

Desafios da mulher negra no Brasil
Zelma Madeira – Coordenadora Especial de Promoção de Políticas Públicas para a Igualdade Racial do Estado do Ceará
Geyse Anne da Silva – Coletivo Enegrecer
Sílvia Maria – Professora Doutora em Educação

29 de março – 19h

Ciberativismo Feminista e o ódio na Internet
Lola Aronovich – blogueira feminista
Germana McGregor – integrante da Comissão de Mulheres da FENAJ