Vereador de Sorocaba/SP recorre ao MP contra fechamento de PAs

O vereador Renan Santos (PCdoB) reuniu-se com a promotora de Justiça Cível, Dra. Cristina Palma para solicitar que o Ministério Público atue em conjunto com a Câmara Municipal de Sorocaba para o impedir o fechamento dos Postos de Atendimento do Parque das Laranjeiras, São Guilherme e Brigadeiro Tobias.

renan

A medida foi anunciada pelo ex-secretário da Saúde, Ademir Watanabe, e seria parte de um pacote de terceirizações que a gestão do prefeito Crespo pretende colocar em prática. Mesmo com o governo tendo voltado atrás sobre essa mudança anunciada, a questão preocupa o vereador que pediu para o MP acompanhar o caso, pois se o fechamento desses PAs forem concretizados, irá prejudicar ainda mais a população. A intenção é que o MP se pronuncie contra o fechamento desses PAs.

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sorocaba também protocolou junto ao MP ofício denunciando as negligências da prefeitura diante da APAE, sobre a entrega de 300 novas ambulâncias em que nenhuma delas ficou em Sorocaba e contra o processo de terceirização dos serviços de saúde da nossa cidade. Outro assunto protocolado pelo vereador foi a denúncia sobre a redução no atendimento de 46 crianças pela APAE na qual a redução foi denunciada pelos pais. A suspensão, segundo informações, se deve à queda na arrecadação e ao baixo valor dos recursos repassados por força de convênio mantido com a Prefeitura.

A coordenadora técnica da instituição, Sara Troiano, informou que há um ano a revisão do contrato é pleiteada à Secretaria da Saúde. Caso a entidade deixe mesmo de prestar assistência a esse público, a Prefeitura terá de buscar outras formas para suprir a demanda. Renan Santos pede que seja instaurado procedimento investigatório para apurar responsabilidades pelo ocorrido.

O vereador também acionou o MP para tratar do não recebimento de ambulâncias para a cidade. O prefeito José Crespo e demais autoridades municipais receberam a visita do presidente da República Michel Temer e do ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães, para uma solenidade de entrega de 300 novas ambulâncias ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

De acordo com informações obtidas junto aos órgãos de imprensa, isso aconteceu por conta de que a administração municipal não fez as solicitações em tempo hábil para que a cidade de Sorocaba pudesse ser contemplada nessa entrega. “O que temos aqui é um flagrante de descaso na gestão da saúde do nosso município e mais uma vez Sorocaba não pode ser beneficiada por verbas públicas federais tendo em vista que não atendeu aos regramentos de acesso às mesmas”, enfatizou.