Corações Livres: PCdoB-CE comemora 96 anos de história e luta

Já virou tradição: comemorar de forma popular e democrática a história do PCdoB. Neste domingo (25), celebramos os 96 anos do partido mais antigo do Brasil. Em Fortaleza, a festa aconteceu mais uma vez na Praça da Gentilândia, coração de um dos bairros mais tradicionais da capital cearense.

Corações Livres: PCdoB-CE comemora 96 anos de história e luta

Entre sorrisos e canções, discursos e abraços, solidariedade e luta, punhos cerrados e dança, arte e cultura, centenas de amigos participaram da festa. Eram representantes de partidos aliados, de diversas frentes dos movimentos sociais, gerações de comunistas, militantes, filiados, homens, mulheres e lutadores do povo que se identificam com as ideias do Partido e ratificaram a convicção de levar em frente a bandeira do PCdoB, contra o golpe em curso no Brasil, em defesa dos direitos do povo brasileiro, da soberania nacional, dos trabalhadores e da democracia.

Construída coletivamente, como é a marca de atuação do PCdoB, a festa "Corações Livres" teve a apresentação de grandes expressões populares da música, da capoeira, pula pula para a criançada, comidas típicas, artesanato e muito entusiasmo.

Durante o festejos da quase centenária legenda teve ainda protestos: contra os retrocessos impostos pelo governo golpista de Michel Temer, a ameaça aos direitos do povo, e a cobrança por resposta imediata sobre a execução da vereadora carioca Marielle Franco (PSol).

O presidente estadual do PCdoB-CE, Luis Carlos Paes de Castro, ressaltou o caráter da festa deste ano, que alia os sentimentos de luta, resistência e reflexão. A região foi palco recente de casos de violência urbana. "Neste ano celebramos também a democracia, a vida, a liberdade e a paz".

Mais

Também neste 25 de março, o Ceará e o PCdoB comemoram a declaração da abolição da escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, o que tornou o Estado a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil. Desde 2014 a data tornou-se feriado estadual.