Juliano celebra trajetória do PCdoB e defende união da esquerda

Parlamentar fez homenagem aos 96 anos do PCdoB durante grande expediente na Assembleia Legislativa do RS

96 ANOS DO PCdoB - Marcelo Bertani/ALRS

O vice-presidente do PCdoB, deputado Juliano Roso (PCdob) fez uma homenagem aos 96 anos do Partido Comunista do Brasil. O reconhecimento ocorreu na tarde de quarta-feira (21) durante Grande Expediente, no Plenário 20 de Setembro, na ALRS.

O parlamentar destacou aspectos ligados à trajetória da legenda e enfatizou o papel da organização para reestruturar o país. “Comemoramos os 96 anos do partido, olhando para trás, valorizando aqueles que lutaram, que tombaram e que deram a sua vida pelo país. Mas também, observando a necessidade de buscar a união dos campos de esquerda para construir um programa de recuperação da nação brasileira.”

O parlamentar cita a transformação no Maranhão, reconhecida em todo o país, promovida a partir das ações do governador Flavio Dino do PCdoB. “Esse é o jeito comunista de governar. Com investimentos em educação, segurança e desenvolvimento econômico que podemos superar a crise e promover o crescimento. Queremos espalhar este modo de governar para todos os cantos do nosso país.”

Juliano aponta que, neste momento de celebração da trajetória histórica, é fundamental falar da atualidade e da necessidade de unirmos amplos setores políticos e, aqueles que defendem a nação brasileira para vencer este momento de dificuldades do país.

História
O partido nasceu em 25 de março de 1922, é o mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade, mas foi protagonista nos ideais de construção nacional após as proclamações da Independência, da Abolição e da República, e lutando contra entraves oligárquicos.
O PCdoB foi o primeiro partido a defender a reforma agrária, as leis trabalhistas e a democracia. Durante esta trajetória muitas pessoas foram perseguidas. Os períodos mais conturbados ocorreram durante o Estado Novo e, principalmente, durante a ditadura militar.
“Esse foi o partido que mais teve seus quadros assassinados durante o Regime Militar.”

Entre seus filiados, já estiveram expoentes culturais, como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer e Di Cavalcanti.

Partido cresce
O PCdoB é uma das agremiações que mais elegeu prefeitos na última eleição municipal (passou de 51 para 80 prefeitos), um crescimento de 56,9%. Proporcionalmente foi um dos que mais cresceu no país.
O partido elegeu ainda, um governador, um vice-governador e um prefeito de uma das capitais do Brasil e projeta ter candidatura própria a presidência da República, a partir da pré-candidatura da deputada Manuela d Ávila.

Autoridades
Compuseram a Mesa das autoridades, além do presidente Marlon Santos (PDT), o ex-deputado e presidente da Fundação Maurício Grabois, Raul Carrion; a vice-prefeita de São Leopoldo, Paulete Souto; o representante da direção nacional do PCdoB, Adalberto Frasson; Giovani Culau, representando a juventude socialista; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Guiomar Vidor; a presidente da Unegro, Elis Regina Gomes de Vargas, e a presidente da União Brasileira de Mulheres, Débora Melechi.