Morre ex-ditador da Guatemala Efraín Ríos Montt

Morreu neste domingo (1), aos 91 anos, o ex-presidente da Guatemala Efraín Ríos Montt, general que governou o país no início da década de 1980. Segundo seu advogado, ele teria sido vítima de um ataque cardíaco.

Efran Ríos Montt - Wikicommons

Durante 18 meses, entre março de 1982 e agosto de 1983, Montt liderou a Guatemala apoiado por um golpe militar, estabelecendo um regime ditatorial. Uma das marcas do regime de Montt foi a perseguição e massacre dos povos originários no país.

Em 2013, ele foi condenado a 80 anos de prisão por genocídio e crimes contra a humanidade, devido a inúmeros massacres cometidos pela sua administração. No entanto, a condenação foi anulada pouco depois.

Após a apresentação de vários recursos contra o general, seu julgamento foi retomado em outubro de 2017, a portas fechadas. Mas, pouco depois, o réu foi diagnosticado com demência.

Guerra civil

Montt chegou ao poder em março de 1982 por meio de um golpe de Estado, e permaneceu no posto até agosto de 1983, quando foi derrubado por outro golpe de Estado organizado por seu ministro da Defesa. Durante os 17 meses em que ficou no poder, o ex-ditador reforçou as políticas de "caça aos comunistas" e estreitou ainda mais as relações do país com os EUA, se tornando um dos principais aliados do ex-presidente norte-americano Ronald Reagan na região.

O período em que Montt governou a Guatemala é considerado um dos piores da Guerra Civil que assolou o país entre os anos 1960 e 1996. Segundo a ONU, estima-se que o conflito tenha deixado mais de 200 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos.