No Recife, vigília de apoio a Lula segue até fim do julgamento do STF

Mais de mil manifestantes estão em vigília no centro do Recife, nesta quarta-feira (4), para acompanhar em telão o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de Habeas Corpus preventivo em favor do ex-presidente Lula. O ato acontece no estacionamento da Câmara Municipal do Recife.  

No Recife, vigília de apoio a Lula seguirá até fim do julgamento do STF - Pedro Alves/G1

O evento começou às 14h e segue a mobilização nacional de apoio a Lula, que inclui vigílias em vários estados do país. Organizado pela Frente Brasil Popular em Pernambuco, a vigília reúne representantes de partidos políticos, estudantes, sindicatos e movimentos sociais, que lutam pela concessão do HC, evitando a prisão do ex-presidente e pela garantia de sua participação nas eleições deste ano.

“Nossa expectativa é de que o STF, como guardião da Constituição, a respeite. Você não pode ser condenado sem crime. Essa perseguição a Lula tem de acabar. Ele não pode ser perseguido por acabar com a fome e com a miséria neste país. Não há provas contra Lula porque não há crime. Respeitem a democracia e os direitos da classe trabalhadora”, disse o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.

Diretor de assistência estudantil da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Vinícius Soares Ferreira  (foto acima) considera simbólica a participação da juventude nas pautas políticas, em especial em defesa do ex-presidente. “É extremamente importante a participação da juventude na luta contra esse fascismo que se levanta no Brasil a cada dia. Marielle morta e ônibus de Lula alvejado são sintomas de um tempo sombrio, que ameaça retornar. São pedras lançadas contra a democracia, mas não queremos esse tempo de torturas novamente. Queremos nossos líderes vivos e Lula, livre”, afirma Vinícius.

Segundo os organizadores, a vigília segue até o fim do julgamento, quando serão decididos os rumos da manifestação, a depender do resultado da sessão no STF.

Audicéa Rodrigues, com informações de sites locais
Do Recife