Ceará: Atos marcam luta contra prisão de Lula e por Democracia

Manifestantes de várias cidades do Ceará já confirmaram atividades em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Democracia. As mobilizações pró-Lula surgem da indignação de uma nação ao ver sua maior liderança política ser perseguida.

Ceará: Atos marcam luta contra prisão de Lula e por Democracia

Após determinação da prisão de Lula, expedida no final da tarde da última quinta-feira (05) pelo juiz Sérgio Moro, a mobilização começou a tomar força em todo o país. Em Fortaleza, uma reunião de emergência na sede do PT reuniu militantes, apoiadores, amigos, lideranças políticas e sindicais, representantes de partidos e de diversas frentes dos movimentos sociais. Do encontro, saiu a determinação de ocupar as ruas em defesa de Lula e contra as arbitrariedades do juiz Sérgio Moro.

A manifestação acontecerá a partir das 15h, com concentração na Praça da Gentilândia. Além de Fortaleza, já estão confirmadas atividades em cidades como Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Madalena, Redenção, Iguatu, Tamboril e Juazeiro do Norte.

Opiniões

“Estou profundamente triste com essa notícia da determinação da prisão de Lula, o maior presidente que este país já teve. O presidente que tirou milhões de brasileiros da miséria e deu mais dignidade para as famílias pobres do nosso país, sobretudo do Nordeste, historicamente esquecido. O momento dificílimo pelo qual passa o Brasil não será resolvido com demonstrações de intolerância, ódio e perseguição. A Lula, toda a minha solidariedade, respeito e gratidão”. Camilo Santana – Governador do Ceará.

“Tratar dessa forma um ex-presidente que encerrou seu governo com mais de 80% de aprovação popular e foi reconhecido em todo o mundo pelo combate à fome, pela geração de emprego e renda, pela diminuição das desigualdades sociais é algo que vai além da injustiça, da ingratidão, da falta de respeito ao povo e aos direitos fundamentais de qualquer cidadão. Demonstra o objetivo de influenciar diretamente nas eleições, impedindo o povo de escolher livremente seu próximo presidente. Revela o terrível momento que vivemos em nosso País, prejudicando, sobretudo, os mais pobres, o avanço de forças ultraconservadoras, generais publicando ameaças – e não sofrendo qualquer punição. Solidarizar-se com Lula e expressar indignação diante desses ataques é defender a própria democracia, os direitos individuais e coletivos, o que resta de respeito à lei, à justiça e ao povo brasileiro”. Chico Lopes – Deputado Federal.

“Quero neste dia absurdo dizer que o Brasil está vivendo um momento decisivo no qual o principal símbolo do povo trabalhador e das pessoas humildes, dos servidores públicos e de toda a classe média séria e conseqüente, está sendo ameaçado com uma prisão ilegal e ilegítima. O pode judiciário se transformou em instrumento de um estado de exceção, uma ditadura disfarçada na qual se pretende privilegiar os ricos, a farra bancária, os grandes empresários e as transnacionais. Lula é legitimamente o defensor de todas as aspirações do povo. Ele se torna para todo brasileiro, todo intelectual que compreenda o que está acontecendo um Gandhi, um Mandela, ou seja, um símbolo maior da lula do povo brasileiro. Por seus direitos, devemos resistir. Convoco a todos para se manifestar nossa indignação e defesa intransigente da democracia que está sendo usurpada, com a Constituição rasgada exatamente por aqueles que deveriam defendê-la”. Valton Miranda – psicanalista e militante do PT.

Serviço

Por Lula e por democracia

Data: sexta-feira (06)

Caucaia: Mercado de Caucaia – 9h30
Madalena: Praça da Igreja de São Pedro – 14h30
Fortaleza: Praça da Gentilândia – 15h
Maranguape: Praça João Leite – 15h
Redenção: UNILAB – Campus Redenção- 15h
Cariri: Praça do Giradouro – Triângulo – 16h
Tamboril: Em frente à Câmara Municipal – 16h
Iguatu: Praça da Caixa Econômica – 16h30
Maracanaú: Praça da Estação – 17h