Deputados poderão verificar condições da prisão de Lula em Curitiba

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou, essa semana, a criação de uma comissão externa para que deputados possam verificar as condições em que se encontra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). A comissão, composta por dez parlamentares, não terá custo para a Câmara.

PF curitiba - Reprodução da Internet

No pedido, os parlamentares afirmam que “decisões arbitrárias de isolamento do ex-presidente ferem princípios básicos dos direitos humanos”. Entre os parlamentares que participarão da diligência estão o líder do PT, Paulo Pimenta (RS), o líder do PDT, André Figueiredo (CE), Bebeto (PSB-BA), a vice-líder da Minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o líder da Oposição, José Guimarães (PT-CE), o líder do PSol, Ivan Valete (Psol-SP), o líder do PCdoB, Orlando Silva (SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Wadih Damous (PT-RJ) e o líder da Minoria, Weverton Rocha (PDT-MA).

Diligência no Senado

Na terça-feira (17), um grupo de integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado visitou Lula após autorização da Justiça. Os 11 senadores que participaram da diligência reconheceram que as instalações na Polícia Federal são adequadas, mas criticaram o isolamento do ex-presidente.