Secitece e Universidades portuguesas debatem intercâmbio

Um maior intercâmbio entre universidades portuguesas e o governo do Ceará, através da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará (Secitece), é a proposta da comitiva formada por integrantes do Instituto Universitário Atlântico e Instituto Politécnico Tomar, que esteve em audiência com a secretária da Secitece, Nagyla Drumond, na última semana.

Secitece e Universidades portuguesas debatem intercâmbio

O chanceler João Barreira e o reitor Eugênio Pina, acompanhados de professores das duas instituições e do professor Cassemiro Medeiros Campos, do Instituto Caminha, destacaram o crescimento do Ceará na área de ciência e tecnologia, ressaltando a importância da cultura do empreendedorismo. A proposta é investir no ensino superior, tanto na graduação, quanto na pós-graduação.

A secretária Nágyla informou sobre o trabalho de interiorização do ensino superior que a Secitece, junto com as três universidades públicas estaduais, vêm desenvolvendo em todas as regiões do Estado, e sobre o curso de mestrado do ITA em Aeronavegabilidade, que deverá iniciar a terceira turma.

“Estamos fazendo ciência de qualidade. O que precisamos agora é uma política para manter as nossas inteligências aqui no Ceará”, disse, mostrando o interesse do governo em aumentar o dialogo com os portugueses, no sentido de elaborar questões casadas na área do empreendedorismo. A secretária propôs a formulação de um projeto piloto, reunindo os setores de turismo, arte popular e tecnologia.

Participaram também da audiência a coordenadora da Adins, Adeliene Lobão e os professores Francisco Carvalho (Tomar), Fabricia Viana e Jorge Simões (Instituto Universitário Atlântico).