Vídeo: para entender o interesse dos EUA na Venezuela

O vídeo a seguir, traz em apenas dez minutos um resgate da história da Venezuela que nos faz entender o interesse dos Estados Unidos em desestabilizar o governo de Nicolás Maduro hoje. Neste domingo (20), acontecem as eleições presidenciais e o atual presidente de esquerda concorre à reeleição, porém, boa parte da oposição decidiu boicotar o processo eleitoral, o que pode agravar ainda mais a crise política.

Nicolás Maduro em campanha - Divulgação

No vídeo, o roteirista resgata a história do país e explica qual era a condição do povo venezuelano quando Hugo Chávez foi eleito, em 1998, depois de derrotar a oligarquia que estava no poder há décadas. As mudanças econômicas e sociais promovidas pela chamada Revolução Bolivariana são o que garantem a resistência popular hoje porque depois de 20 anos, o povo não quer voltar à condição de profunda desigualdade em que vivia antes.

Ao longo deste período de governo progressista o país avançou com políticas públicas que promoveram a inclusão social. Ampliou o acesso à saúde, educação e moradia de qualidade.

Aumentou salários, diminuiu a mortalidade infantil e combateu a corrupção. No entanto, ainda não foi tempo suficiente para mudar a base econômica que é basicamente a extração de petróleo, por isso o país importa a maior parte do que consome e atualmente está nas mãos da elite local que tem boicotado estas importações.

Assista ao vídeo: