FMG/PI realizará debate sobre os 200 anos de Karl Marx na UFPI

O lançamento de livros marca a celebração dos 200 Anos de Marx e o Centenário da Revolução Russa

FMG PI
A Fundação Maurício Grabois Seção Piauí organiza para a próxima quarta-feira (13), a partir das 18h, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Centro de Ciências Humanas e Letras-CCHL (Sala de Defesa de Tese), o debate intitulado “OS 200 ANOS DE MARX E O CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA”. Na ocasião, serão lançados os livros: "Karl Marx – Desbravar um Mundo Novo no Século XXI", com artigos de 28 autores acerca da atualidade e vitalidade da teoria marxista, e “Outubro Vermelho – 100 anos 1917 – 2017”, uma coletânea sobre o Centenário da Revolução Russa.

Estarão presentes Fábio Palácio de Azevedo, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e José Reinaldo Carvalho, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, autores dos artigos que compõem as obras. O debatedor será o cientista político Manuel Domingos Neto e a mediação será feita pelo professor do Departamento de História da UFPI e da FMG-PI Dalton Macambira.

Para o presidente da Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, o evento terá a marca da celebração dos 200 anos de nascimento de Karl Marx, mas também a marca do debate e da reflexão em compreender o cenário político de imensa complexidade em que vivem o Brasil e o mundo, nos dias atuais. O presidente afirmou que o evento se insere na pauta de discussão que a Fundação Maurício Grabois pretende fomentar no Piauí. Destaca ainda como urgente e necessária a promoção de estudos, pesquisas e análises nas áreas política, econômica, social e cultural, sobre a realidade brasileira e mundial; a realização de trabalho de educação política e formação militante; e pesquisas nesse campo. Nesse sentido, o debate pretende preparar para uma ação sobre a nossa realidade de forma consequente e dirigida.