López Obrador lidera pesquisas no México

A menos de um mês para as eleições presidenciais do México, o candidato progressista Andrés Manuel López Obrador encabeça as pesquisas de intenção de voto. É a terceira vez que ele concorre à presidência do país e na última eleição denunciou uma fraude eleitoral que o supostamente o tirou do tabuleiro.

López Obrador - Reuters

Segundo a pesquisa divulgada neste domingo (10) pela empresa Consulta Mitofsky, López Obrador lidera as intenções de voto com 37% da preferência. Como no México não há segundo turno, o candidato do Movimento de Renovação Nacional (Morena) venceria as eleições.

Em segundo lugar aparece Ricardo Anaya, com 20,3%, seguido do candidato apoiado pelo atual presidente Enrique Peña Nieto, José Antonio Meade, com 17,1% de respaldo.

Em quarto lugar está o candidato independente Jaime Rodriguez, com 3,2%. Porém, 22,2% dos entrevistados não responderam ao questionário. Segundo a empresa responsável pela pesquisa, isso aumenta a margem de vantagem de López Obrador que deve contar com aproximadamente 47,8% de respaldo popular. O mesmo acontece com Anaya, que pode aumentar seus votos para 25,1%.

A empresa explica também que 71% dos eleitores que declararam voto em López Obrador garantem que estão seguros de sua decisão e não serão coagidos até o dia das eleições.