Nova vice-presidenta venezuelana aposta no diálogo para resolver crise

Nesta quinta-feira (14), o presidente Nicolás Maduro anunciou a nova vice-preisdenta do país, Delcy Rodriguez, que até então era a líder da Assembleia Nacional Constituinte. A principal missão de Delcy será impulsionar o diálogo com a oposição para superar a crise política que o povo venezuelano enfrenta.

Delcy Rodriguez - AVN

Em pronunciamento no Palácio de Miraflores, o presidente afirmou que “em primeiro lugar, como primeira tarefa, [Delcy vai impulsionar] o diálogo nacional, a reconciliação, a paz nacional”. Destinou a mensagem “a todos os atores sociais, econômicos e políticos” para dizer que o pais tem “uma vice-presidenta par ao diálogo, a reconciliação e o entendimento”.

Maduro disse que espera, ao lado de Delcy, construir um governo “mais eficiente com sistema de medição por resultados”. Afirmou ainda que seu país deve se preparar para se defender dos ataques internacionais e se proteger das sanções financeiras impostas pelos Estados Unidos.

Além de Delcy, Maduro anunciou diversos novos nomes do poder executivo, com esta reforma, que ele chamou de “Novo Começo”, pretende melhorar os serviços públicos do paí.

Delcy tem 49 anos, é advogada, com especialização em Direito Social na França e Política Social na Inglaterra. Foi a primeira ministra das Relações Exteriores da Venezuela e se destacou no cargo, ao enfrentar investidas externas contra a polícia bolivariana.

Deixou a chancelaria do país recentemente para assumir a presidência da Assembleia Nacional Constituinte. “Somarei todos meus esforços e espiritualidade para acompanhar o chefe de Estado na defesa da Venezuela e brindar felicidade a nosso povo, além de dignificar a pátria de Bolívar e Chávez”, disse a vice-presidenta.