Evaldo Lima destaca projeto que institui o Dia do Maracatu

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou a tribuna na última terça-feira (19) para destacar aprovação do projeto de sua autoria que institui oficialmente e inclui no calendário oficial de Fortaleza, o Projeto “Dia 25 é Dia de Maracatu”. De acordo com o parlamentar, todo dia 25 de cada mês será realizada a apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade.

Prefeitura divulga programação de Carnaval da Domingos Olímpio

Evaldo comentou que o dia escolhido para celebrar o Dia de Maracatu faz alusão à Data Magna do Estado, 25 de Março, que celebra o fim da escravidão no Ceará. “O fim da escravidão não foi uma dádiva, diz respeito a luta e resistência do povo escravo. O nosso país ainda joga pra debaixo do tapete os números da senzala e ainda existem números de desigualdade e preconceito”, afirmou.

O vereador comentou que o Maracatu é a expressão da luta e resistência da cultura negra do nosso país, e que esse canto de luta seja canto de resistência e reconhecimento da cultura popular e tradicional do calendário de Fortaleza.

“O momento em que o Maracatu ganha mais visibilidade é no Carnaval. Antes eles desfilavam apenas um dia na Domingos Olímpio, agora é tanto no sábado quanto no domingo. Não podemos limitar uma expressão cultural de resistência do Ceará apenas ao Carnaval”, explicou.

Evaldo concluiu sua fala lembrando a comemoração do Dia do Cinema Nacional, e acrescentou que já apresentou na CMFor, um projeto que institui a medalha Eusélio Oliveira, destinada a homenagear pessoas que tenham se destacado em ações relacionadas com o cinema ou com o audiovisual na cidade de Fortaleza.