Chico Lopes condena aprovação de venda do pré-sal em plena Copa

Um lamentável gol contra os interesses do povo brasileiro foi marcado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20), com a aprovação da permissão para que a Petrobras venda áreas do petróleo pré-sal que estavam reservadas para serem exploradas pela empresa nacional. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que repudia o fato de a medida de enorme repercussão para aís, ser colocada para votação pela Mesa Diretora da Câmara e aprovada a toque de caixa, em plena Copa do Mundo.

Chico Lopes quer premiar entidades atuantes na Câmara - Agência Câmara

"Enquanto a maioria do povo brasileiro está com os olhos na televisão, curtindo a grande festa do futebol como um respiro antes das eleições, torcendo pela seleção, um outro time, que envergonha nosso País, joga contra o patrimônio, literalmente, aprovando a venda de mais essa fatia do pré-sal para empresas estrangeiras", aponta Chico Lopes.

O deputado cearense ressalta que Michel Temer já havia patrocinado a liberação de várias áreas do pré-sal para empresas de fora, além de quebrar o compromisso de destinar o dinheiro do pré-sal para saúde e educação públicas.

"Desta vez, com 217 votos, o que também mostra um plenário esvaziado, com menos da metade do total de deputados, conseguiram aprovar, na calada da noite ou na calada da Copa, um projeto absolutamente vergonhoso, que permite à Petrobras transferir até 70% de seu direito de exploração de 5 bilhões de barris de petróleo na área de cessão onerosa", enfatiza Chico Lopes.

Resposta nas urnas

"É um tremendo gol contra o povo brasileiro, e eles terão que responder por isso nas urnas. Depois não adianta vir com falinha mansa, discurso educado, terno bem engomado, cabelinho penteado, imagem de marqueteiro. O povo brasileiro sabe que essa mesma turma que apoia Temer e aprovou esse projeto também apoiou o congelamento de verbas pra educação e saúde por 20 anos e o fim dos direitos trabalhistas, ataques realizados no desgoverno Temer. Em outubro vem a resposta", criticou Chico Lopes.

"Lamentamos que não tenha sido possível evitar essa derrota, mas chamamos a população a se mobilizar e reverter esse quadro. O pré-sal é do Brasil, o petróleo é nosso, não das empresas estrangeiras. Nada de entregar o jogo pros outros países", conclama o parlamentar cearense.