Definidos os primeiros jogos das oitavas-de-final da Copa

Dois sul americanos já conhecem seus adversários na próxima fase do mundial.

* Por Felipe Iturrieta

messi copa - Divulgação

O Uruguai entrará em campo no dia 30 de junho, primeiro dia das oitavas-de-final, com a obrigação de criar jogo e buscar o gol. Isso porque os portugueses (que foram péssimos contra o Irã e quase ficaram de fora), certamente tentarão atrair a Celeste a seu campo para efetuar contra-golpes com Cristiano Ronaldo. O atacante, apesar de ter perdido um pênalti, deve entrar no jogo afiado e confiante, com o intuito de marcar um gol na única defesa invicta até agora. Godín é um zagueiro formidável, e não dará oportunidades em abundância ao craque português, mas sabemos que a ele bastam poucas. O Uruguai, em contra-partida, é uma equipe copeira e experiente, e conta com um potente ataque que começa a se entrosar. Será um duelo interessante, que levará uma das duas seleções ao jogo contra o vencedor de França x Argentina. 

 
Em retrospectiva, fica claro que eu deveria ter visto Peru e Austrália, ao invés de Dinamarca e França, mas na hora da escolha, optei por ver as seleções que continuarão jogando. Grande erro, já que esse jogo de comadres foi o primeiro zero a zero da Copa. O Grupo C nos proporcionou três rodadas de futebol pífio. A sorte da França é que a Argentina é um time volátil e dependente de Messi – se se organizarem bem em campo e não derem espaço ao camisa 10 argentino, os franceses devem alcançar as quartas de final. Contra a Nigéria, a Albiceleste teve mais uma performance decepcionante, alcançando a classificação em um jogo terrivelmente sofrido. A seleção argentina é tão ruim quanto a portuguesa, o que torna um duelo direto entre os dois maiores jogadores do futebol atual improvável. 
 
Do outro lado, a Espanha, que também correu o sério risco de ficar de fora da Copa jogando contra o Marrocos, enfrenta a Rússia, que por sua vez sentiu o peso de jogar com uma seleção que tem estrelas no uniforme. Esse tem potencial para ser um bom jogo, não tanto pela qualidade das seleções, mas pelos estilos de jogos adotados pelas equipes e o fator dos donos da casa estarem em campo. Deve ser um jogo aberto e com muitos gols, já que ambas equipes têm ataques prolíficos e zagueiros (e goleiros) hesitantes e inseguros. O vencedor do jogo entre Croácia x Dinamarca será o adversário de espanhóis ou russos nas quartas-de-final. O esperado é que a Croácia (melhor time do torneio até agora, na minha opinião) passe facilmente pela Dinamarca, que não apresentou um futebol notável na primeira fase. O time croata poupou diversos titulares no último jogo da primeira fase e deve entrar em campo com muita confiança e em grande condições físicas. A vitória croata nessa rodada concluiu a aventura da seleção islandesa, que terminou em um digno último lugar neste grupo que muitos consideraram o "grupo da morte". 
 
Apesar de termos visto uma segunda rodada emocionante e jogos decisivos batalhados, fico com a impressão de que a qualidade do futebol está deixando a desejar, salvo poucas exceções (Croácia e Bélgica sendo as grandes surpresas positivas). Dito isso, os jogos já definidos têm todos os ingredientes necessários para criar um grande confronto nas quartas-de-final. 
 
Já uso do VAR. o "árbitro de vídeo", parece estar melhorando. Muita gente está reclamando da quantidade de vezes que o recurso é ativado, mas acredito que isso seja parte de um processo inevitável e benéfico. Desde que os lances duvidosos sejam examinados de forma coerente e honesta, o uso de tecnologia para ajudar os árbitros a evitarem erros que definem resultados de partidas só pode ser positivo. Basta acrescentar os minutos correspondentes no final (coisa que os árbitros vêm fazendo com frequência). 
 
Nos próximos dois dias serão definidos os outros confrontos. Fica a torcida para Brasil e Colômbia representarem bem o futebol sul-americano, e a incerteza da posição final da seleção alemã (que, como bem sabemos, pode gerar um precoce Brasil x Alemanha já nas oitavas).