Mais de 85 mil eleitores declaram apoio a López Obrador no México

Na noite desta quarta-feira (27) foi marcada por grandes atos de encerramento de campanha no México, quatro dias antes das eleições presidenciais. O candidato progressista que segue líder das pesquisas, Andrés Manuel López Obrador, reuniu mais de 85 mil eleitores no Estádio Azteca, em Cidade do México, o maior do país.

Encerramento da campanha de López Obrador no México - Divulgação

O candidato chamado de López Obrador, do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), também é conhecido pela sigla “AMLO”, seu ato de encerramento de campanha foi chamado de “AMLOFEST” e manteve este clima de festa e esperança na mudança do cenário político mexicano.

“O principal problema do México é a corrupção. Esta é a principal causa da desigualdade econômica, pela corrução se desenvolveu a insegurança”, afirmou López Obrador diante do estádio lotado.

Reconstruir o Estado mexicano dilacerado será o maior desafio do progressista, caso chegue à presidência. Durante o ato, o candidato disse que sua meta é “ser um bom presidente para o México” e citou líderes populistas da história do país, entre eles, Lázaro Cárdenas del Río.

O candidato convocou a população a votar massivamente nas eleições que acontecem neste domingo (1). Ele lidera as pesquisas de intenção de voto há mais de dois meses com mais de 15 pontos de vantagem sobre seu principal opositor, Ricardo Anaya, do Partido Ação Nacional (PAN).

Antes do ato em Cidade do México López Obrador fez dois grandes atos em Tuxtla e Villahermosa. “Encerramos a campanha na minha terra, na minha água. Foi um canto de alegria. Estão meus conterrâneos, todos os mexicanos cheios de esperança. Posso garantir que um líder não vai faltar”, afirmou.

Anaya encerrou sua campanha na cidade de León, a maior do estado de Guanajuato. O ato contou com a participação de cerca de 25 mil eleitores, e o candidato apelou para o voto útil a fim de se impor diante do líder das pesquisas.

O candidato afirmou ainda que as pesquisas não são confiáveis. “Não se deixem enganar pelas falsas pesquisas que estão patrocinadas pelo governo porque nossa coalizão é a única que pode vencer López Obrador, façamos uso do voto útil”.

Em terceiro lugar está o candidato apoiado pelo atual presidente, Enrique Peña Nieto, José Antonio Maede, do Partido Revolucionário Institucional (PRI). Em seu ato de campanha, ele pediu aos eleitores para “ficarem do lado certo da história”.

O último colocado, o independente Jaime Rodríguez Calderón, encerrou sua campanha através de uma “conversa digital” com seus simpatizantes através do YouTube.

Assista a um pequeno vídeo sobre o ato no Etádio Azteca: