Secitece: Ciência no Parque atrai centenas de visitantes

Uma manhã de domingo para se respirar ar puro e muita Ciência! Assim foi a primeira edição do Ciência no Parque, que levou ao Parque do Cocó, “pulmão” de Fortaleza, diversas atrações que misturaram diversão e conhecimento científico.

Secitece: Ciência no Parque atrai centenas de visitantes

A atividade abriu a temporada de férias na cidade e serviu para celebrar o Dia Nacional da Ciência, iniciando também as comemorações pelo Brasil dos 70 anos da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SPBC). A realização foi do Governo do Ceará, através da Secitece, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Centec e Comissão do Centenário do Eclipse de Sobral também integraram as instituições promotoras do evento.

Famílias inteiras puderam conferir de perto de que modo a Ciência está no nosso cotidiano. Quem esteve no local, aprovou a iniciativa, como as irmãs Graziele e Gabriele, de 9 e 10 anos, que ficaram encantadas com os experimentos e com o fato de poderem brincar com robôs. “É legal porque a gente vê a Ciência acontecendo de perto!”, disseram elas, que estavam acompanhadas pela mãe, Jaqueline Rodrigues.

Para Erivaldo e o filho, Kauan, foi uma surpresa ver o evento no Parque do Cocó. Eles sempre passeiam pelo local no domingo, mas não esperavam ver uma feira de ciências em meio à natureza. “Estávamos passando e vimos a movimentação. Achamos super interessante tudo que foi mostrado!”.

Uma das atrações que chamaram a atenção foi o projeto "Robótica e Arte Sustentável", da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, do bairro Quintino Cunha. A iniciativa consiste na construção de robôs e obras artísticas a partir do que viraria lixo.

"A nossa escola vira um ponto de reciclagem e todo o material recebido é triado. O que pode ser usado para a criação dos protótipos é separado e o restante do material é vendido. O recurso apurado é usado para financiar o projeto", explica André Cardoso, professor do laboratório de Ciências. Os visitantes do Ciência no Parque puderam brincar com os robôs produzidos pelos alunos.

Experimentos científicos, planetário, jogos digitais, teatro científico, passeio fotográfico, ônibus laboratório, astronomia, palestras e muitas outras atividades científicas e tecnológicas estiveram abertas para públicos de todas as idades gratuitamente no Parque do Cocó.

A atividade contou ainda com uma palestra sobre o mais famoso eclipse da história, exposição do Museu do Mangue, interação com o robô “NAO” do Nutec, oficina de compostagem, mostra de projetos inovadores desenvolvidos com recursos da Funcap, exposição de jogos científicos da Seara da Ciência e apresentação de robôs de inspeção subaquática do ITIC.

A ideia da Secitece com o Ciência no Parque foi despertar a curiosidade científica de forma leve e descontraída, ao ar livre, unindo conhecimento, recreação, esportes e lazer.

Vai ter segunda edição

Durante a abertura do evento, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, já adiantou que o "Ciência no Parque" terá nova edição e em novo local. A previsão é para agosto, no Parque Adahil Barreto. "Produzimos muito conhecimento e nada mais justo que apresentarmos isso ao povo cearense".

Nágyla reforçou ainda que iniciativas de popularização da Ciência como esta deverão aumentar, confirmando o empenho do governo estadual em dar mais atenção ao setor de CT&I. "É preciso defender a Ciência, a Tecnologia e as nossas universidades públicas. O Ceará está indo na contramão do Brasil, ao não realizar cortes nos recursos para o setor. Pelo contrário, estamos mais fortes e investindo cada vez mais", finalizou.