Aluno do IFCE cria dispositivo que economiza água de chuveiros
Júlio Rocha, formado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Quixadá, é um dos cinco selecionados, em todo o país, para participar da residência hacker do Red Bull Basement. O ex-aluno, orientado pelo professor Rérisson Máximo, concorreu com o projeto, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de um dispositivo automático para chuveiros, que permite economia de água.
Publicado 20/07/2018 10:55 | Editado 04/03/2020 16:22
Essa residência seleciona projetos com potencial de transformação e impacto social, que já estejam em estágio de produção. O dispositivo é para chuveiros domésticos, e só libera o fluxo de água quando tem uma pessoa embaixo; assim que a pessoa se afasta, o fluxo é interrompido. Além da economia de água, o produto tem outra vantagem: é feito com material de baixo custo.
O ex-estudante explica como a ideia surgiu: “Foi durante um banho, porque eu sempre gastei muita água. Então, pensei como seria cômodo ter um dispositivo que controlasse o fluxo (de água) sem eu ter que ficar fechando e abrindo. Inspirei-me nas torneiras de shopping”.
Agora, com a participação na residência, Júlio terá dois meses para desenvolver e melhorar a ideia. Os trabalhos têm início 21 de julho, e seguem até 16 de setembro, na cidade de São Paulo.