Lula dispara e lidera pesquisa com 37% dos votos, aponta CNT/MDA

Pesquisa feita pelo instituto MDA e encomendada pela CNT (Confederação Nacional de Transportes) divulgada nesta segunda-feira (20) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar na disputa presidencial, com 37,3% das intenções de voto. Em caso de transferência de voto, os petistas continuam em primeiro lugar nas intenções de voto com Haddad (17,3%).

Lula - Ilustração: Renato Aroeira

Fortalecido pela decisão da ONU (Organização das Nações Unidas) que garante sua candidatura, o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto com 37,3%, de acordo com pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT).

Segundo a determinação da ONU, o Estado brasileiro deve tomar todas as medidas necessárias para permitir que Lula desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições, incluindo acesso irrestrito à imprensa. A decisão da ONU reafirma a perseguição contra o petista que lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

Em segundo lugar aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 18,8%, seguido por Marina Silva (Rede), com 5,6%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,9%.

Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), com 4,1%, Alvaro Dias, do Podemos (2,7%), Guilherme Boulos, do PSOL (0,9%), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) com 0,8% cada.
Segundo o levantamento, Cabo Daciolo (Patriota) tem apenas 0,4%, seguido por Vera (PSTU), com 0,3%, por João Goulart Filho (PPL), com 0,1%, e José Maria Eymael (DC) com 0%.
Os brancos e nulos somam 14,3% e indecisos 8,8%.

Lula é o candidato com maior percentual nas respostas espontâneas

O levantamento também trouxe um cenário espontâneo, quando os entrevistados são questionados em quem votariam sem que nenhum nome fosse apresentado previamente.

Também neste caso, Lula ficou em primeiro, com 20,7%. Em segundo, aparece Bolsonaro com 15,1%. Depois Geraldo Alckmin (PSDB) com 1,7%, Ciro Gomes (PDT) com 1,5%. Em seguida Alvaro Dias (Podemos) – 1,3% e Marina Silva (Rede) – 1,1%. Os outros candidatos somam 1,4%. Brancos e nulos são 18,1% e 39% indecisos.

Transferência de votos

Em um cenário sem Lula – considerando apenas o universo de eleitores que inicialmente declararam voto no ex-presidente (37,3%) – os petistas lideram as intenções de voto novamente. Fernando Haddad aparece em primeiro ligar na pesquisa com 17,3%. Em seguida, aparece Marina Silva e Ciro Gomes, com 11,9% e 9,6%, respectivamente. Somados, votos brancos e nulos e índice de indecisos representam 47,9% do total.

Lula vence no cenários para o segundo turno

A pesquisa também simulou outros cenários com Lula no segundo turno, envolvendo cinco presidenciáveis: Ciro, Alckmin, Bolsonaro e Marina. Em todos eles, Lula vence com vantagem expressiva.

Caso o segundo turno seja com Bolsonaro, Lula venceria com 50,1% e Jair Bolsonaro ficaria com 26,4%. Com Ciro, Lula tem 49,4% dos votos e Ciro Gomes (18,5%). Com Alckmin, o ex-presidente ganha com 49,5% e Alckmin teria 20,4%.

Vice-presidente é “muito importante” para entrevistados

Sem que fossem citados os nomes dos candidatos a vice-presidente, a pesquisa questionou os entrevistados sobre a importância dos companheiros da chapa presidencial.

Para a maioria das pessoas (48,2%), o ocupante do posto é “muito importante”. Já 23,8% dos entrevistados acham que a importância é média; 11,2% consideram pouco importante, e 14% acreditam que “não tem importância”.

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado pelo instituto MDA e encomendado pela CNT (Confederação Nacional de Transportes). Nele, foram ouvidas 2.002 pessoas entre a última terça (14) e este domingo (19), em 137 municípios e 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.