Sousa Júnior – A direita só tem duas opções: Perder ou perder

"Não tem volta, com Lula solto a direita perde com alguma dignidade. Caso contrário, será humilhada diante dos olhos do mundo porque vai perder para um preso representado por um ‘poste’, mesmo sendo um poste que, junto com Manuela, Lula e todas as forças democráticas, vai iluminar o Brasil e fazer o país ser feliz de novo”.

Por Sousa Júnior*

manuela, haddad e lula

Não importa qual candidato a direita vai apoiar neste ou no segundo turno. Com Lula preso ou solto, o PT, coligado com o PCdoB e com apoio de outras forças progressistas, inclusive a maioria do PSB, vai vencer esta eleição e os golpistas e a direita serão derrotados. Resta saber quando se dará essa derrota e, portanto, a vitória das forças que lutam para restaurar a democracia e os direitos sociais.

A cada dia que passa aumenta o clamor popular e as manifestações em todo o mundo a favor do direito de Lula ser candidato. De costas para essa avalanche que aglutina desde a imprensa internacional, juristas de todo o planeta, a maioria da população brasileira e até setores da própria direita estão o poder judiciário e a imprensa golpista brasileira, em especial, a Globo. Serão soterrados.

Todas as pesquisas indicam o crescimento da preferência popular por Lula, que atingiu um patamar nunca antes alcançado em um primeiro turno, com surpreendentes 40% das intenções de voto, sobretudo para quem está preso há quase quatro meses e isolado em uma cela sem sequer poder falar com a imprensa. Enquanto isso, todos os outros candidatos estão percorrendo o país, tendo diariamente cobertura da imprensa sobre suas atividades e participando livremente de debates.

Não é por acaso que cresce a percepção, até entre comunicadores de direita, de que a prisão de Lula é a causa principal desse crescente apoio popular, que naturalmente desaguará na dupla Haddad-Manuela uma vez impedida a sua candidatura. Eis porque muitos observadores políticos prenunciam a vitória do PT de qualquer jeito, seja com Lula no primeiro turno, seja com Haddad no segundo.

E há uma lógica irrefutável nesse prenúncio. Se soltarem o Lula, a campanha explode nas ruas e se desencadeará como fogo em rastro de pólvora, fomentada pelos debates com a presença de Lula e a cobertura obrigatória da imprensa sobre suas atividades envolvendo dezenas de milhares de pessoas por onde ele for, sem falar na sua extraordinária militância. Preso, continuará tendo a seu favor o crescente clamor popular e internacional, que poderá, inclusive, determinar a vitória de Haddad já no primeiro turno, dependendo de como e quando se darão o indeferimento de sua candidatura e sua substituição.

Não tem volta, com Lula solto a direita perde com alguma dignidade. Caso contrário, será humilhada diante dos olhos do mundo porque vai perder para um preso representado por um “poste”, mesmo sendo um poste que, junto com Manuela, Lula e todas as forças democráticas, vai iluminar o Brasil e fazer o país ser feliz de novo.


*Sousa Júnior é publicitário e diretor da rádio Atitude Popular

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.