Sousa Júnior – Pesquisa revela: Com apoio de Lula, Haddad será eleito

“Os números não mentem e a lógica prevalece. Quando Lula explicar aos seus eleitores porque está apoiando Haddad e este aparecer oficialmente como candidato a presidente junto com Manuela na vice, todos aqueles ou quase todos que estão pensando em votar em branco ou nulo direcionarão seus votos no único e legítimo substituto de Lula”.

Por Sousa Júnior*

Manu e Haddad - Foto: Ricardo Stuckert

A mais recente pesquisa encomendada pela XP Investimentos ao Ipespe, que vem sendo realizada semanalmente, mais uma vez aponta Fernando Haddad (PT) em segundo lugar, sendo que bem próximo daquele que tem “sangue de barata”, no levantamento realizado entre os dias 3 e 5 de setembro. No cenário pesquisado, Lula não aparece como candidato por ter sido impugnado pelo TSE, e Haddad é apresentado como tendo seu apoio, alcançando 14% das intenções de voto, aproximando-se do inominável, com 20%, enquanto Ciro aparece em terceiro, com 10%, e Marina em quarto, com 8%, ligeiramente acima de Alckmin, em quinto lugar, também com 8%, apesar de o tucano ter mais de 50% do tempo de tv e rádio.

Aponto quatro observações importantes reveladas por essa pesquisa, que levam à conclusão de que Haddad deverá chegar ao segundo turno sendo o mais votado no primeiro:

A primeira é que, em relação à pesquisa anterior, a migração de votos de Lula para Haddad aumentou de 32% para 35%, enquanto a de Ciro caiu de 11% para 8% e de Marina de 7% para 5%. Os três, junto com os votos brancos e nulos, cuja migração de votos era de 35% na pesquisa anterior mas ainda atinge expressivos 27% no atual levantamento, são os principais beneficiários dos votos de Lula com ele fora da disputa.

A segunda observação é que, mesmo com o indeferimento da candidatura de Lula, na pesquisa espontânea ele é apontado em primeiro lugar, com 18% da preferência dos eleitores, revelando assim que boa parte do eleitorado ainda acredita em sua candidatura.

A terceira observação é que a pesquisa XP/Ipespe revela que aumentou a rejeição ao inominável, que atingiu 62%, cujo percentual somente é alcançado por Marina, seguido por Ciro e Alckmin, ambos com 59%. Haddad é o menos rejeitado entre os principais candidatos, com 57%, mesmo estando em segundo lugar na pesquisa onde ele aparece com apoio de Lula.

Mas a quarta e mais importante observação é que todos esses dados foram obtidos em um cenário em que Haddad até agora não foi apresentado ao eleitorado como candidato a presidente nem Manuela como vice, que na última pesquisa, como pré-candidata a presidente, já era apontada por 3% das intenções de voto. A tendência, portanto, é que a partir do próximo dia 11, quando a chapa Haddad-Manuela for apresentada, os votos brancos e nulos se reduzam em favor dessa chapa do PT-PCdoB, assim como os de Ciro e Marina, tendência esta já observada nessa mais recente pesquisa do Ipespe.

Os números, portanto, não mentem e a lógica prevalece. Quando Lula, em carta do próprio punho, explicar aos seus eleitores porque está apoiando Haddad e este aparecer oficialmente como candidato a presidente junto com Manuela na vice, todos aqueles ou quase todos que estão pensando em votar em branco ou anular o voto por desencanto em não ter Lula na urna ou votar no Ciro ou Marina como alternativa, direcionarão seus votos no único e legítimo substituto de Lula nessa eleição que, aliás, tem o mesmo número 13: Haddad, o próximo presidente da República.

*Sousa Júnior é publicitário e diretor da rádio Atitude Popular.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.