Governo do Estado: Pesquisa Ibope aponta vitória de Camilo no 1º turno

Comparada à pesquisa anterior, divulgada em agosto deste ano, nova consulta Ibope feita com eleitores do Ceará aponta crescimento de 5 pontos percentuais de Camilo Santana (PT), que amplia a diferença em relação ao candidato General Theophilo (PSDB), que ocupa o segundo lugar nas intenções de votos.

Governo do Estado: Pesquisa Ibope aponta vitória de Camilo no 1º turno

A pesquisa divulgada na noite da última segunda-feira (24) ratifica e amplia a folga na corrida eleitoral para o Governo do Estado. Camilo, que busca reeleição, na pesquisa anterior tinha 64% de intenção de votos e subiu para 69%, enquanto o segundo colocado, General Theophilo (PSDB), que antes havia sido citado por 4% do eleitorado agora pontua 7%. A diferença de mais de 60 pontos percentuais de folga entre os dois primeiros colocados garante, segundo a pesquisa, uma vitória com folga de Camilo já no primeiro turno.

Comparada com a pesquisa anterior, feita entre os dias 13 a 15 de agosto, as intenções de voto oscilaram conforme os dados:

Camilo Santana (PT): passou de 64% para 69%
General Theophilo (PSDB): passou de 4% para 7%
Ailton Lopes (Psol): passou de 2% para 1%
Hélio Góis (PSL): se manteve em 2%
Gonzaga (PSTU): passou de 2% para 1%
Mikaelton Carantino (PCO): não pontuou
Brancos e nulos: passaram de 17% para 13%
Não sabem ou não responderam: passaram de 9% para 6%

Rejeição

General Theophilo (PSDB): 34%
Francisco Gonzaga (PSTU): 33%
Ailton Lopes (Psol): 28%
Dr. Hélio Góis (PSL): 27%
Mikaelton Carantino (PCO): 24%
Camilo Santana (PT): 13%
Poderia votar em todos: 4%
Não sabe/não respondeu: 25%

Mais

O período de consulta aos eleitores foi dos dias 18 a 24 de setembro e foram ouvidos 1.204 eleitores cearenses em 60 cidades. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No final de semana, o candidato Mikaelton Carantino (PCO) apresentou renúncia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Como a pesquisa já estava em campo, seu nome continuou na lista dos possíveis candidatos para o cargo.