Pesquisa Ipespe/FolhaPE: Paulo Câmara mantém liderança 

A 12 dias da eleição, o governador Paulo Câmara (PSB) mantém a liderança isolada das intenções de voto para o Governo de Pernambuco, na terceira pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco. No levantamento, realizado entre 22 e 23 de setembro, Câmara aparece com 36%, seguido pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), com 26%. 

Pesquisa Ipespe/FolhaPE: Paulo Câmara mantém liderança - Ana Cristina Santos/Assessoria Luciana

Ambos oscilaram positivamente um ponto percentual (antes tinham 35% e 25%, respectivamente) em relação à última sondagem, realizada entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.

O índice de votos brancos e nulos oscilou de 23% para 22%. Apesar da queda, o quantitativo ainda é maior do que a soma dos outros cinco candidatos. Situação semelhante à dos indecisos, que variou de 11% para 9%. O ex-deputado Maurício Rands (PROS) manteve os mesmos 2% da pesquisa anterior. Ele está empatado numericamente com o ex-prefeito Julio Lossio (Rede), que também permaneceu com o mesmo índice (2%) do levantamento passado. Dani Portela (PSOL), Simone Fontana (PSTU) e Ana Patrícia Alves (PCO) estão empatadas com 1%. As três postulantes repetiram o índice da última pesquisa.

Câmara possui melhor desempenho entre as pessoas com faixa etária de 60 anos ou mais, onde registra 43%, enquanto Monteiro é mais bem avaliado (29%) entre os que possuem de 25 a 44 anos. Quanto ao nível de instrução, o socialista é melhor avaliado entre os que possuem até ensino fundamental, com 39%, e o petebista entre o ensino superior, com 33%.

Em relação à renda, o governador tem melhor performance (38%) entre os que recebem até dois salários mínimos, enquanto o senador tem mais aceitação (34%) entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos. Câmara e Monteiro são mais bem avaliados entre os homens, com 37% e 33%, respectivamente, sendo que o governador alcança o índice de 36% entre as mulheres, enquanto o senador apenas 20%. O socialista tem melhor desempenho na Capital, com 39%. Já o petebista no interior, com 29%. O quantitativo de indecisos é maior na periferia, com 12%, enquanto que os votos brancos e nulos se concentram em maior parte (29%) na Capital.

Os demais candidatos dificilmente conseguem alcançar 2% nos diversos segmentos. Com exceção de Lossio, que atinge 5% na faixa etária entre 16 e 24 anos e 5% entre os que possuem mais de cinco salários mínimos, e Rands, que alcança 7% entre os que possuem ensino superior e 6% entre aqueles que recebem mais de cinco salários. Neste segmento, Dani também aparece com 4%. A maior concentração de indecisos (13%) possui até ensino fundamental. Já o maior quantitativo de votos brancos e nulos está na faixa etária de 25 a 44 anos e no ensino médio, com 25%, cada.

Pesquisa espontânea

Na espontânea, Câmara cresceu quatro pontos percentuais em relação a última pesquisa, saindo de 23% para 27%. Já Monteiro subiu de 13% para 20%. Lossio manteve os 2% e Rands, 1%, os mesmos do levantamento anterior. Dani e Simone não pontuaram. Os indecisos diminuíram: de 39% para 29%. Já o índice de votos brancos e nulos oscilou de 21% para 20%.
Com metodologia face a face, o Ipespe ouviu 800 pessoas adotando critérios de sexo, idade, localidade, renda familiar, instrução e condição do município. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04472/2018.

Fonte: Folha de Pernambuco