Pesquisa BigData/R7 mostra Bolsonaro com 29% e Haddad com 24%

Em pesquisa divulgada pela TV Record e portal R7 no final da noite desta segunda (1), o Instituto RealTime Big Data indica Jair Bolsonaro com 29% das intenções de voto e Fernando Haddad com 24%. Ciro tem 11% e Alckmin aparece com 7% das intenções de voto, à frente de Marina Silva, com 5%; João Amoêdo e Henrique Meirelles têm 3% cada; Álvaro Dias tem 2%, Boulos não pontuou e os demais somados chegaram a 1% (Jão Goulart Filho, Daciolo, Eymael e Vera Lucia.

Haddad e Bolsonaro

A pesquisa é em tudo semelhante à do Ibope, divulgada horas antes, exceto pela posição de Bolsonaro e Haddad. No Ibope, Bolsonaro tem 31% (29% no BigData) e Haddad 21% (24% no BigData). Como a margem de erro do Ibope é de 2 pontos percentuais, poder-se-ia argumentar que está tudo dentro da margem de erro, pois Bolsonaro poderia estar em 29% e Haddad em 23% no Ibope, números quase idênticos aos do BigData.

Curiosamente, os números dos demais candidatos são praticamente idênticos nas pesquisa dos dois institutos. Veja os números do BigData com os do Ibope entre parênteses: Ciro tem 11% (11% no Ibope); Alckmin 7% (8%); Marina 5% (4%); Amôedo 3% (3%); Meirelles 3% (2%); Álvaro Dias 2% (2%).

As pesquisas têm grande simetria, com a diferença de campo de um dia. O Ibope foi às ruas 29 e 30 de outubro, o BigData em 28 e 29. O Ibope entrevistou 3.010 pessoas e o Big Data 3.200.

Veja abaixo os quadros das pesquisa dos dois institutos. As pesquisas em 11 de setembro eram absolutamente simétricas, o que acontece novamente na rodada divulgada agora em 1 de outubro, exceto por Bolsonaro e Haddad com o stress dos números na margem de erro.