Documentário sobre futebol chileno mostra o pesadelo da ditadura

Produzido pelo site Peleja e dirigido por Murilo Megale, host da Vice Brasil, o filme sobre a relação entre Pinochet e Colo-Colo foi destaque no maior festival de cinema e futebol da América Latina.

filme futebol chile - Foto: Reprodução

Dizem por aí que não se pode misturar futebol com política. Se fosse assim, o Colo-Colo ultrapassaria todas as barreiras éticas no esporte. O time mais popular do Chile ficou associado à figura de Augusto Pinochet, o ditador que usou o clube e seu estádio para alienar e torturar incontáveis pessoas entre 1973 a 1990.

O site esportivo Peleja foi até Santiago entender a história do clube durante o golpe militar que completa 45 anos em 2018. O apresentador e diretor Murilo Megale trocou uma ideia com os personagens que testemunharam o período de trevas e resistiram à ditadura, como foi o caso do atacante Carlos Caszely, famoso por se recusar a dar a mão a Pinochet, e também entrevistou torcedores do Cacique e da Universidad de Chile, seu maior rival. O resultado está no documentário 'Todos Querem Colo-Colo'.

O ex-jogador Carlos Caszely em entrevista

Para Murilo Megale a importância do documentário é apresentar o futebol chileno ao brasileiro. "Muitos brasileiros sabem pouco dos vizinhos, não só do futebol deles mas também da sociedade e história. E o documentário no fim é uma mistura disso", diz.

Na quarta-feira (3), 'Todos Querem Colo-Colo' foi vencedor do melhor curta-metragem no CINEFOOT 2018, um importante festival de cinema e futebol da América Latina. "Foi sensacional, e justo na semana de eleição no Brasil, com muita gente desconhecendo os perigos de uma ditadura militar", fala Megale.

Nesta quinta-feira (4), o Canal Brasil levou para a TV a programação do festival. Para a estreia, foi apresentado o documentário '77 Eternos Campeões', com direção do Igor Ramos.

O documentário 'Todos Querem Colo-Colo' está disponível na íntegra no Youtube.