Angola e China concordam em promover laços

O presidente chinês, Xi Jinping, realizou na terça-feira (9) conversas com seu colega angolano, João Lourenço, que visita Pequim, concordando em continuar desenvolvendo os laços bilaterais

China e Angola - Xinhua

Xi disse que está contente ao receber em Pequim pela segunda vez em menos de dois meses Lourenço, que participou da Cúpula de Pequim 2018 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) no início de setembro.

Xi disse que o sucesso da cúpula injetou vigor e oportunidades no desenvolvimento dos laços China-África e China-Angola, pedindo que os dois lados trabalhem juntos para promover ativa e rapidamente o desenvolvimento da aliança. 

"A China está confiante no futuro da cooperação bilateral", disse Xi, pedindo aos dois lados que "consolidem a confiança mútua política, fortaleçam contatos de alto nível, aprofundem comunicação estratégica e entendam e apoiem os interesses essenciais e preocupações principais de cada um".

Xi disse que a China tem empatia com as experiências históricas do países africanos e apoia firmemente as pessoas dos países africanos a se oporem à interferência estrangeira e escolherem independentemente seu caminho do desenvolvimento.

Xi disse esperar que os dois lados implementem os resultados da Cúpula de Pequim 2018 do FOCAC, promovam as oito principais iniciativas anunciadas na cúpula para alcançar progresso em breve, e avancem com a Iniciativa do Cinturão e Rota.

O presidente chinês pediu que os dois lados façam avançar a integração estratégica dos planos de desenvolvimento de cada um, fortaleçam a cooperação em áreas tradicionais, expandam novos pontos de crescimento em cooperação mutuamente benéfica, e promovam a industrialização e a diversificação econômica de Angola.

Xi também disse que é necessário expandir os intercâmbios entre pessoas e entre áreas locais.

Ele pediu por coordenação multilateral mais estreita, esperando que os dois lados defendam juntos o multilateralismo, construam uma economia mundial aberta e tornem a ordem internacional mais justa e equitativa. O presidente angolano disse que Angola e China mantêm estreitos intercâmbios de alto nível, o que mostra que os dois lados atribuem grande importância às relações.

Observando que por muito tempo a cooperação bilateral desempenhou um papel positivo no desenvolvimento econômico e social de Angola, Lourenço disse que Angola espera fortalecer mais a cooperação bilateral em construção da infraestrutura e meio de vida da população, para promover melhor o desenvolvimento de Angola.

Lourenço disse que o FOCAC promoveu a cooperação entre a China e a África como um todo, e que os países africanos apreciam altamente a cooperação da China com a África "com base nas necessidades reais da África" e suas medidas tangíveis sem quaisquer condições políticas ou interferência nos assuntos internos dos países africanos.

"Os planos de cooperação propostos pela China dentro do quadro do FOCAC têm um impacto muito positivo no desenvolvimento dos países africanos", indicou Lourenço. "Espera-se que a cooperação entre Angola e China se torne um modelo para a cooperação África-China." Ele disse que Angola valoriza a importante influência da China nos assuntos internacionais e elogiou o papel construtivo chinês no tratamento dos assuntos de destaque na África.

O presidente angolano disse que seu país apoia o multilateralismo e defende que o futuro do mundo deve ser decidido por todos os países, expressando a vontade de cooperar estreitamente com a China nos assuntos multilaterais. Os dois presidentes também assistiram à assinatura de uma série de documentos de cooperação bilaterais.