Secitece: Feira do Conhecimento 2018 busca popularizar a ciência

A segunda edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios será realizada de 21 a 24 de novembro de 2018, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste), em Fortaleza. A realização é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O tema deste ano é “A Ciência para Redução das Desigualdades”, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, definida anualmente pelo MCTIC.

Secitece lança programação da Feira do Conhecimento 2018

Durante quatro dias, a feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade para mostrar como a ciência e a tecnologia podem ajudar na redução das desigualdades. São mais de 200 expositores apresentando soluções tecnológicas para áreas fundamentais como saúde, educação, segurança, cidades, agricultura, recursos hídricos, energias renováveis, inclusão e diversidade.

“O povo tem direito de fazer ciência e usufruir dela. Por isso, estamos realizando a Feira do Conhecimento 2018, que irá dialogar com uma temática profundamente importante para o Brasil, que é a desigualdade social”, ressalta secretária da Secitece, Nágyla Drumond.

A programação, totalmente gratuita, contará com palestras, oficinas, demoday, hackathon, campeonato de robótica, corrida de drones, mostra de games, estação de jogos analógicos e digitais, sessões no planetário móvel, dentre outros.

A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

Curadoria

A Feira do Conhecimento contará com a curadoria de profissionais que são referência em suas áreas de atuação. Entre os nomes, estão Jurandir Picanço (Energias Renováveis), Vicenzo Pegado (Desenvolvimento de Jogos), Izequiel Norões (Games), Anaxágoras Girão (Tecnologias Assistivas), Helena Serra Azul (Saúde), José Borzacchiello (Cidades), Luma Oliveira (Inclusão e diversidade), Manuel Muniz (Hackathon) e Josete Sales (Educação).

#FdC2018 – Inscrições abertas para o Hackathon do Conhecimento

Maratona de programação acontecerá durante a realização da Feira do Conhecimento 2018, no Centro de Eventos do Ceará.

Estão abertas as inscrições para o Hackathon do Conhecimento, com o tema “Ciência para Redução das Desigualdades”. A atividade é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), e realizada pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), através da Casa da Cultura Digital, em parceria com a empresa Rodrigo Tavares Consultoria e Treinamentos.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 21/11. O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis dentro do site da Secitece, no link http://www.sct.ce.gov.br/programas-e-projetos/hackathon. Podem participar pessoas a partir de 16 anos.

A atividade acontecerá nos dias 23 e 24/11, no Centro de Eventos do Ceará, dentro da programação da Feira do Conhecimento 2018. Os participantes terão como desafio, criar e desenvolver aplicativos focando no tema “Ciência para Redução das Desigualdades”. Na etapa final da maratona, as equipes demonstrarão os seus projetos para uma banca de jurados formada por empresários e especialistas em negócios.

O Hackathon do Conhecimento terá como finalidade promover, reconhecer e divulgar soluções desenvolvidas na atividade e que tenham potencial inovador. Os primeiros lugares serão premiados.

O termo “hackathon” refere-se à maratona de programação na qual os participantes se reúnem para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou hardware.

Sobre a Feira do Conhecimento

A segunda edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios será realizada de 21 a 24/11, das 9h às 20h, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste), em Fortaleza/CE. Durante quatro dias, a feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade para mostrar como a ciência e a tecnologia podem ajudar na redução das desigualdades.

Haverá mais espaço e cerca de 260 expositores apresentando soluções tecnológicas para melhorar áreas fundamentais para a sociedade como: saúde, educação, segurança, cidades, agricultura, recursos hídricos, energias renováveis, inclusão e diversidade. A programação, totalmente gratuita, contará com palestras, oficinas, demoday, hackathon, campeonato de robótica, corrida de drones, mostra de games, estação de jogos analógicos e digitais, sessões no planetário móvel, dentre outros.

Serviço

Hackathon do Conhecimento, dentro da programação da Feira do Conhecimento

Inscrições: até dia 21/11, no site da Secitece, no link http://www.sct.ce.gov.br/programas-e-projetos/hackathon

Data e local do evento: 23 e 24/11, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz | Fortaleza/CE)